Relato de experiência na carreira docente

Em fevereiro/2014 passei no concurso para Professor Efetivo do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, para a área de Prótese e Oclusão, com carga horária de 20h/semanal. Tive a oportunidade de, junto aos outros professores da área, ministrar aulas para os alunos do 5º ao 10º semestre, no período de 2014 e 2015, e ainda de orientar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e participar de várias bancas avaliadoras. Como o concurso não exige Dedicação Exclusiva, fui convidada para coordenar o Curso de Aperfeiçoamento em Prótese Fixa com duração de 1 ano, no Instituto Cearense de Especialidades Odontológicas (ICEO), onde formamos 4 turmas. Lá, tive a oportunidade de ministrar aulas teóricas, atividades de prática laboratorial e extenso atendimento clínico com pacientes, e foi minha primeira experiência de assumir a coordenação de um curso de Pós-Graduação. Nesse contexto, além de estar à frente do curso, participei da dinâmica de organização de cronograma, relação de materiais para laboratório e clínica, organização com os pacientes e acompanhamento de todos os casos clínicos.

No início de 2016 mudei para Brasília, e fui cedida em outro órgão público. Na ocasião da mudança, fui convidada para ser coordenadora do Curso de Especialização em Prótese Dentária no Instituto Roraimense de Especialidades Odontológicas (IREO), em Boa Vista/RR, um curso com certificação pelo MEC/CFO. Assim, iniciamos a primeira turma desse Instituto nessa área de concentração, que ocorre 4 dias/mês, por um período de 2 anos. Em Roraima, estou vivenciando a realidade dos alunos da região, diante de limitações de materiais odontológicos, especialmente pela localização e dificuldade de acesso da região, e algumas barreiras relatadas por eles no período de graduação, o que torna extremamente motivador a concretização de um curso de excelência para a formação desses futuros especialistas.

Tive a oportunidade, no final de 2016, ainda na prática docente, de iniciar uma turma de Aperfeiçoamento em Prótese na São Leopoldo Mandic, em Brasília, um curso com duração de 1 ano. Interessante que, em Brasília, temos alunos de cidades diferentes de Goiás, Minas Gerais e até do Piauí, além dos alunos do Distrito Federal. Nesse caso, está sendo possível ter uma boa noção do que os cursos de Graduação abordam na nossa área de concentração nessas diferentes cidades, aliada à experiência que tive em Fortaleza e estou tendo em Boa Vista. Tenho percebido a necessidade contínua de um reforço dos cursos de Graduação na formação dos alunos em Prótese Dentária, uma vez que os alunos graduados têm extrema insegurança para realização sem acompanhamento de um professor. E, nessa análise, fica o orgulho de ter participado durante dois anos do quadro de professores de Prótese e Oclusão da UFC – Campus Sobral, e vermos que nossos ex-alunos estão exercendo com tamanha responsabilidade e domínio de assunto nessa área, e sempre em constante busca por atualização profissional.

Ser docente é, para mim, significado pleno de realização profissional. É estar cansada, mas feliz. É falar sobre isso, e o olho brilhar. Sempre motivada, com feedback extremamente positivo dos alunos e, então, vejo que esse é o meu caminho, a minha motivação, a minha alegria profissional. Ser docente é possibilidade de trocar experiências, é uma busca contínua por conhecimento, estar diretamente ligada na orientação de monografias, trabalhos em congressos, artigos científicos. É a busca de atualização através da leitura e publicação de artigos científicos, é buscar atualização no que há de mais moderno no mercado e nas técnicas, buscando proporcionar aos alunos o mais alto grau de excelência de aprendizado e vivência clínica. Para mim, é quando consigo explorar ao máximo o meu maior potencial.

 

Andréa VasconcellosProfa. Dra. Andréa Araújo de Vasconcellos
Cirurgiã-dentista
Especialista em Prótese Dental – São Leopoldo Mandic/Campinas
Mestra e Doutora em Clínica Odontológica – Prótese Dental – FOP/Unicamp
Docente – Odontologia/Sobral – UFC