A prática do Trabalho Integrado no Curso de Design

Profª. Drª. Mariana Monteiro Xavier de Lima
Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo
lima.mmxavier@gmail.com

A proposta de realização de Trabalhos Integrados (TIs) está prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Design da UFC e faz parte de um conjunto de estratégias empregadas pelo corpo docente para a estruturação e desenvolvimento do curso. A integração contempla os eixos curriculares criando oportunidade para a síntese e para a abordagem interdisciplinar do conhecimento construído por meio das disciplinas. Isso se dá por meio de um problema cuja resolução exige a aplicação do conteúdo abordado em um mesmo semestre, resultando em um trabalho que é objeto de avaliação comum entre todas as disciplinas envolvidas.

Os TI’s abrangem eixos temáticos comuns entre as disciplinas de um mesmo semestre. Os trabalhos podem envolver projeto e memorial descritivo e podem ser apresentados para a turma e para o grupo de professores das disciplinas envolvidas. A realização de TIs complementa, e não exclui a realização de outros tipos de avaliações independentes em cada disciplina.

As diretrizes para o desenvolvimento dos TI’s foram sendo estabelecidas por meio da prática. A cada semestre foram sendo discutidas propostas para o aperfeiçoamento dos TI’s baseadas em fundamentações teóricas e em tentativas e erros. Atualmente, o colegiado do curso tem-se envolvido, juntamente com alunos, no processo de sistematização dos TI’s.

Deste modo, vem-se propondo diretrizes que apresentam indicações gerais para realização dos Trabalhos Integrados, procedimentos e eixos temáticos para cada semestre do curso.

Baseando-se nas experiências realizadas nos últimos anos, identificou-se os principais benefícios dos TIs:

• integrar e relacionar os conhecimentos, métodos e práticas;
  • preparar para a realização do trabalho final de curso;
  • formar profissional capaz de relacionar conteúdos, trabalhar em equipes interdisciplinares e dar resposta aos problemas em ordem crescente de complexidade, de forma sistêmica;
  • favorecer o acompanhamento e crítica do projeto pedagógico do curso.

Além disso, a compilação e análise dos resultados dos TI’s possibilita a realização de um diagnóstico de como os alunos estão assimilando e aplicando o conteúdo das disciplinas. Isso favorece, por exemplo, ações de atualização do projeto político-pedagógico do curso.

Apesar dos benefícios da realização de trabalhos integrados, tal prática é de difícil sistematização e aplicação, uma vez que pode interferir na cultura das práticas pedagógicas do curso. Por este motivo, o comprometimento e do corpo docente em benefício dos TI’s é fundamental para o sucesso da aplicação.