Prof. Camilo Almendra, do curso de Engenharia de Software no Campus da UFC em Quixadá

Breviário: Fale-nos um pouco sobre você: seu background acadêmico, interesses de pesquisa, responsabilidades atuais na UFC.

prof.camilo-h150Camilo Almendra: Sou formando em Ciência da Computação pela UFC, na turma de 1999. Em 2001, ingressei no Mestrado em Ciência da Computação da UFC, obtendo o título no início de 2003. Durante o mestrado trabalhei em projetos de pesquisa ligados a Educação a Distância e Realidade Virtual. Em 2003, comecei minha carreira em empresas de desenvolvimento de software, trabalhando em Recife e Fortaleza. Atualmente, trabalho com pesquisa aplicada em Engenharia de Software. Sou professor assistente no Campus da UFC em Quixadá, coordenador de projeto de monitoria a docência e vice-coordenador do curso de Engenharia de Software.

B: O que lhe trouxe para a sua área profissional? E como decidiu lecionar na UFC?

CA: Me apaixonei pela área durante a graduação, e tive certeza da escolha quando comecei a trabalhar em grandes projetos de pesquisa/desenvolvimento nacionais e internacionais. A decisão de lecionar se deu em um momento de transição na minha carreira, eu buscava novos desafios e a chance de atuar como docente apareceu em um Campus temático na área de TI.

B: Quais os desafios em sua atuação docente na UFC?

CA: Um desafio é mesclar teoria e prática nos programas de ensino. O aluno precisa compreender a importância do estudo das teorias e fundamentos científicos da área, e ao mesmo tempo precisa ser confrontado com a necessidade de desenvolver habilidades práticas indispensáveis para sua atuação profissional.

B: O que mais lhe alegra em seu papel como professor?

CA: Através das atividades de ensino, orientação acadêmica e de pesquisa, temos a possibilidade de fazer a diferença na formação dos alunos.

B: Qual sua opinião sobre o CASa? Qual a importância da formação docente para o professor recém chegado à UFC?

CA: A troca de experiências entre docentes veteranos e novatos é importante, e deve ser estimulado muito além de reuniões ou encontros presenciais.

B: Para além da vida no campus, quais são seus outros interesses, hobbies etc?

CA: Sou fã de automobilismo e gastronomia (churrasco, em especial). Gosto muito de cozinhar e descobrir novas receitas.

Entrevista realizada na data 02/03/2012 para coluna Spotlight do Breviário da CASa.