SIM, NÓS TEMOS DESIGN

O Curso de Design da Universidade Federal do Ceará

O Curso de Design vinculado ao Centro de Tecnologia foi criado em 2011, tendo a primeira turma ingressado no ano de 2012. Antes de apresentar um pouco mais sobre um dos mais recentes cursos da Universidade Federal do Ceará, faço uma introdução sobre o que é design.

Se resgatarmos a etimologia do vocábulo design, observaremos que o mesmo compreende duas dimensões: uma abstrata e outra concreta. A dimensão abstrata refere-se à ideia de plano, desígnio ou intenção e está vinculada a conceitos intelectuais. A dimensão concreta refere-se à ideia de arranjo, configuração ou estrutura. O design ocorre enfim na junção das duas dimensões, ou seja, quando se atribui uma forma material a um conceito intelectual. A função do designer é, então, projetar a forma de um artefato, entendendo-se como artefato tudo aquilo que é artificialmente produzido pelo homem.

Projetar a forma significa “coordenar, integrar e articular todos aqueles fatores que, de uma maneira ou de outra, participam do processo constitutivo da forma do produto. E, com isso, se alude precisamente tanto aos fatores relativos ao uso, fruição e consumo individual ou social do produto (fatores funcionais, simbólicos ou culturais), como aos que se referem a sua produção (fatores técnico-econômicos, técnico-construtivos, técnico-sistemáticos, técnico-produtivos e técnico-distributivos)” (MALDONADO, 1977). Além disso, o debate contemporâneo sobre o campo do design inclui a discussão sobre o emprego de novas tecnologias e seus impactos socioculturais e ambientais.

Um ponto importante a se destacar sobre o papel do design é a função do mesmo como meio de mudanças culturais e econômicas. De acordo com o InternationalCouncil os Societiesof Industrial

Design (ICSID), a atual tarefa do design é “descobrir e estabelecer relações estruturais, organizacionais, funcionais, expressivas e econômicas comprometidas com o aumento da sustentabilidade global e da proteção ambiental; com a oferta de benefícios e liberdade para toda comunidade humana individual e coletiva; com os usuários finais, produtores e protagonistas do mercado; com o apoio à diversidade cultural, a despeito do processo de globalização; e com a oferta de produtos, serviços e sistemas cujas formas contenham significado (semiótica) e coerência (estética) em acordo com sua própria complexidade” (CARA, 2010). Diante disso, pode- se falar do caráter imprescindível do design.

Por estar em consonância com a imprescindibilidade do design na sociedade contemporânea, a UFC oferta, atualmente, em sua grade de cursos, quatro cursos de design, sendo eles: Design de Moda (ICA), Design Digital (CUQUIXADA), Design de Produto (CUFCCARIRI) e Design (CT), sendo este último o mais generalista.

O Curso de Design tem como objetivo “formar o profissional bacharel em Design com conhecimento e com visão prática, crítica e de pesquisa, sobre conceitos, técnicas produtivas e de teoria de projeto, de modo a estar apto a atuar nas áreas de projetos industriais de produtos físicos e visuais, vinculadas ao ambiente, à arquitetura e à cidade, articulando temáticas de aproximação entre o objeto e seu contexto de utilização, verificando as inserções nos âmbitos do trabalho, da habitação, do ambiente construído e dos transportes, sendo capaz de compreender o mundo atual e estabelecer relações entre tecnologia e sociedade, contribuindo em seu ofício com uma visão ética e humanística” (PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, 2013).

A duração do curso é de oito semestres, com ingresso anual de alunos. A estrutura curricular das disciplinas é dividida em três ciclos. O primeiro ciclo, com duração de dois semestres, é o ciclo de fundamentação. Nele, são ofertadas disciplinas que fundamentam a prática de projeto, que apoiam o aluno na construção de um embasamento teórico e crítico sobre o campo de design, que auxiliam na percepção e representação da forma e que oferecem um repertório estético e semântico a ser aplicado em projeto.

O segundo ciclo, com duração de quatro semestres, é o ciclo de profissionalização. Neste ciclo, há uma sequência de disciplinas que ocorrem todos os semestres (Projeto de Produto, Projeto Gráfico e Materiais e Processos), acompanhadas de disciplinas que dão suporte à prática profissional, como Marketing e Gestão da Inovação. É também durante o ciclo de profissionalização que o aluno deve realizar o Estágio Supervisionado.

Por fim, o terceiro ciclo, com duração de dois semestres, é o ciclo de conclusão. Neste ciclo, o aluno deve realizar o trabalho de conclusão de curso em design (TCC). Este trabalho pode ser um monografia, na qual se investiga sobre temas relativos ao design, ou um projeto. Por meio do TCC, o aluno deve mostrar-se apto a integrar toda a complexidade de assuntos Uma característica importante da estrutura curricular do Curso de Design é a grande quantidade de carga horária de disciplinas optativas que o aluno deve consolidar. Por meio de tais disciplinas, o aluno pode personalizar seu currículo, de acordo com seus interesses ou suas necessidades.As disciplinas optativas devem ser cursadas durante os ciclos de profissionalização e de conclusão.

Ao final do curso, visa-se a formar um profissional designer “com capacidade criativa para propor soluções inovadoras a partir de uma visão sistêmica de projeto que leva em consideração os componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, estéticos, psicológicos e sociológicos do produto” (PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO, 2013). Deste modo, esta Universidade contribui para a formação de um profissional capaz de compreender e interferir no mundo atual, estabelecendo relações entre a tecnologia e a sociedade e contribuindo com uma visão ética e humanística.

Referências

CARA, M. Do desenho industrial ao design no Brasil: uma bibliografia crítica para a disciplina.

São Paulo: Blucher, 2010.

MALDONADO, T. Diseño industrial reconsiderado. Barcelona: Gustavo Gilli, 1977.

CARDOSO, R.Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2004.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DESIGN, 2013. Disponível em:

http://www.design.ufc.br/portal/wp-content/uploads/2015/09/PPP- Design-CT- ajuste-aprovado.pdf

 

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Profa. Dra. Mariana Monteiro Xavier de Lima

Professora do Curso de Desig

Universidade Federal do Ceará

<lima.mmxavier@gmail.com>