CURSO DE FORMAÇÃO EM TRANSPLANTES

A Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante (LAET) promoveu no primeiro semestre de 2016 um “Curso de Formação em Transplantes”, direcionado para os alunos que atuam na Liga e demais interessados na área.

O transplante de órgãos e tecidos é uma modalidade terapêutica que viabiliza o tratamento de inúmeras enfermidades, proporcionando ao paciente sobrevida nas doenças em estágio terminal, além de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos.

A “Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante” é um projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão, em funcionamento desde dezembro de 2015,com o objetivo de proporcionar atividades de educação e promoção da saúde direcionadas aos pacientes em diferentes cenários de transplante de órgãos e tecidos por meio de ações de extensão a partir da articulação ensino-serviço e incentivar a formações de grupos de estudos, participação em eventos, produção de trabalhos acadêmicos; ampliando, assim, as possibilidades de atuação profissional.

O projeto foi criado por professores, discentes do Curso de Enfermagem e a Enfa. Esp.Clébia Azevedo de Lima, Coordenadora do Centro de Transplante de Fígado do Ceará, do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC), e desenvolve diversas atividades, incluindo capacitação dos membros e atuação dos acadêmicos nos serviços de transplante de órgãos e tecidos, incluindo acolhimento, palestras educativas, consulta de enfermagem pré-operatória, observação da captação, orientações de pós-operatório; participação em eventos e campanhas da área de transplantes e doação de órgãos e tecidos; além da produção de materiais educativos e de trabalhos científicos.

Atualmente, as atividades de extensão são desenvolvidas nos ambulatórios de transplante de fígado, de transplante renal/pâncreas e de oftalmologia (transplante de córnea), doHUWC/UFC.

O Curso de Formação foi uma atividade proposta para capacitação dos membros para atuarem junto à comunidade e foi aberto ao público, contando com a participação dos integrantes da Liga, de acadêmicos de enfermagem da UFC, residentes multiprofissionais e profissionais da área. Neste primeiro ciclo, se buscou abordar os aspectos fisiopatológicos ligados aos diferentes tipos de transplante, critérios de indicação e o processo de transplante. Os encontros foram realizados com periodicidade quinzenal e foram abordados os seguintes temas: Legislação em Transplantes,Transplante de Rim, Transplante de Fígado, Transplante de Córneas e Processo de Doação de Órgãos e Tecidos.

Profa Maria Isis Freire de AguiarProfa. Dra. Maria Isis Freire de Aguiar

Coordenadora da LAET