EXPERIÊNCIA NO CURSO DE “EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO EM CURSOS”

Profa Maria Isis Freire de AguiarProfa. Dra. Maria Isis Freire de Aguiar

Diante da revolução digital ocorrida nos últimos anos, tornou-se essencial a utilização de tecnologias digitais no planejamento, desenvolvimento e avaliação das práticas de ensino, reconhecendo a forma como as pessoas, a sociedade e as empresas estão se comunicando no mundo globalizado.

Educar na era da Cultura Digital é primeiramente compreender as novas necessidades e possibilidades de utilizar os meios de comunicação digital e incorporar esses recursos na prática de ensino, produzindo e compartilhando conhecimentos em rede, conectando-se a essa nova realidade.

Apesar dos inúmeros recursos existentes, educar na era digital ainda parece um desafio para muitos educadores na atualidade, principalmente, porque alguns receberam uma formação bem distante dessa perspectiva.

A plataforma Moodle oferece diversas possibilidades de ferramentas que podem ser utilizadas em disciplinas e cursos acadêmicos.

No rol dessas atividades, os fóruns permitem a abordagem sobre temas diversos, possibilitando discussões acerca de assuntos ministrados na disciplina e também socializando conhecimento e dúvidas com outros participantes. Além de disponibilizar a utilização de discussões assincrônas, a plataforma permite também que os participantes possam conversar em tempo real, por meio do chat.O professor também pode enviar diferentes tarefas aos alunos, configurando prazos e notas de corte.

Dentre os recursos disponíveis, podem ser realizados envio de arquivos, como textos e artigos sobre determinado assunto, página da web ou links para acesso de conteúdos na íntegra, além da disponibilização de vídeos na própria plataforma Moodle ou link para acesso a vídeos de interesse no youtube.

A ferramenta de construção de questionários pode ser útil tanto para avaliar o conhecimento do conteúdo ministrado como para treinar resolução de questões, uma vez que permite o feedback do desempenho do aluno. A opção de enquete pode ser utilizada na disciplina para fazer uma avaliação diagnóstica e também somativa, favorecendo a participação do aluno no processo avaliativo e a identificação da evolução do mesmo. Outra atividade interessante é o laboratório de avaliação, onde um aluno pode avaliar as atividades do outro e compartilhar suas experiências.

Assim, a plataforma Moodle oferece uma variedade de recursos que podem ser utilizados pelo professor para facilitar o acesso às informações de uma disciplina ou curso, abrindo novas possibilidades no processo ensino-aprendizagem.

O Curso foi promovido pelo programa de formação docente Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), no período de 18 de abril a 19 de junho de 2016, e foi aberto para a participação de docentes e servidores técnico-administrativos.