Estou no terceiro semestre do curso de Sistemas e Mídias Digitais, na Universidade Federal do Ceará. As experiências mais comuns que tive, eram marcadas por prazos e provas textuais, que muitas vezes (e infelizmente) não favorecem que os estudantes absorvam o conhecimento. Quero destacar, portanto, uma nova experiência pedagógica que tive na cadeira de Narrativas Multimídias, ministrada coletivamente pelos professores Georgia Cruz e Glaudiney Mendonça. Nessa cadeira, tivemos diversas avaliações, de uma maneira diferente e bem mais participativa.

A abordagem utilizada pelos professores na cadeira se dava através da utilização de filmes com debates ao final, criação histórias próprias e também, criação de nossos próprios curtas (“mini-filmes”).

Tínhamos vontade de fazer os trabalhos, pois o que nos era pedido, era algo que a gente iria levar para o resto do curso, aprendíamos a produzir narrativas, para termos condições de fazer bons aplicativos ou criarmos jogos. Nossos professores nos passaram uma forma diferente de lidar com os prazos, nos fazendo ter prazer de frequentar as aulas e devanear com nossos colegas de sala sobre o assunto da aula.

 

Ivani Carvalho

Discente do Curso de Sistemas e Mídias Digitais