Professor Rodrigo Siqueira, da Faculdade de Medicina situada no Campus do Porangabuçu da UFC

CASa: Fale-nos um pouco sobre você: seu background acadêmico, interesses de pesquisa, responsabilidades atuais na UFC.

Prof. Rodrigo SiqueiraRodrigo Siqueira: Sou formado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na turma de 2002. Em 2003 resolvi ingressar no Mestrado em Ciências Biológicas (Habilitação: Fisiologia Humana), também na UFPE, obtendo o título em 2005. No período de 2005 a 2007 lecionei a disciplina Fisiologia Humana para vários cursos da área de saúde na Faculdade Maurício de Nassau em Recife. No ano de 2007, resolvi cursar o Doutorado, e ingressei na Pós-Graduação em Farmacologia da UFC. Atualmente sou Professor Adjunto do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, onde leciono a disciplina Fisiologia Humana para os cursos da área de saúde. Também trabalho em pesquisa básica, na área de Fisiologia e Farmacologia Cardiovascular, junto à Pós-Graduação em Farmacologia. Além disso, exerço também a função de coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFC.

CASa: O que motivou você a seguir a carreira docente?

RS: Meus pais são professores. Em um primeiro momento, poderia parecer natural que eu seguisse a carreira deles. Entretanto, não fui influenciado pelos meus pais, que sempre me deixaram muito à vontade para escolher minha profissão. Tudo foi acontecendo naturalmente, e em um determinado momento da faculdade percebi que gostava muito de apresentar seminários e trabalhos em sala de aula. A partir daí comecei a me informar sobre os requisitos necessários para ingressar na carreira docente da universidade.

CASa: Porque você escolheu a UFC para seguir a carreira docente?

RS: A minha escolha pela UFC está relacionada com a atestada excelência de seus cursos de graduação na área de saúde e de pós-graduação na área biológica.

CASa: Como tem sido sua experiência como docente da UFC?

RS: Em termos institucionais, a UFC me proporciona todo apoio necessário para que eu possa desenvolver minhas habilidades em todas as suas potencialidades. Tenho também bons colegas de trabalho docente, o que me permite desfrutar de um excelente ambiente de trabalho. Além disso, gosto muito de estar em sala de aula e interagir com os alunos.

CASa: Qual a sua opinião sobre o papel do CASa para a formação docente do professor recém contratado na universidade?

RS: Acho de extrema importância. É uma oportunidade única em que cada docente pode interagir com outros colegas de outras áreas do conhecimento. Essa interação pode resultar em diversas parcerias que beneficiam a todos, principalmente os alunos. Aliado a isso, o docente recém-ingresso sedimenta o princípio da universalidade do conhecimento na instituição de ensino superior.

CASa: Qual experiência você destacaria no CASa?

RS: Considero única a experiência proporcionada pelo encontro de didática do ensino superior. Para se ter uma ideia, pude trocar experiências didáticas com docentes das mais diversas áreas, como Geografia, Engenharia Química, Matemática, Zootecnia, Música. Aprendi muito ouvindo a experiência didática cotidiana dos colegas docentes. Foi muito enriquecedor.

CASa: Para além do ambiente da vida no ambiente universitário, quais são seus outros interesses, hobbies, etc?

RS: Gosto muito de ler livros cujos temas não estejam diretamente relacionados com a minha área de conhecimento na universidade. Isso vai desde romance policial até biografia de bandas de rock. Gosto muito também de escutar música, dos mais variados gêneros, mas principalmente Rock and Roll. Sou completamente aficionado por filmes/cinema, seriados de TV e história em quadrinhos. Atualmente estou retomando outra coisa que gosto muito, que é a prática de esportes.