O PODER TRANSFORMADOR DA UNIVERSIDADE

O povo

Daniel Maia
Professor Doutor de Direito Penal da UFC

Correndo o risco de cair em um clichê escrevendo sobre a importância da educação formal, peço licença ao nobre leitor para expor um pouco da minha experiência junto à Universidade Federal do Ceará – UFC, umas das melhores Instituições de ensino público do Brasil.

Para um jovem pobre, sem condições de estudar em bons colégios e desde muito cedo tendo que dividir o tempo entre os estudos e o trabalho de vendedor de picolé, vendedor de alho e garçom, conseguir passar no processo seletivo de uma Universidade Pública era um sonho que poucos apostariam que alguém nessas condições conseguiria realizar. Mas ou era isso ou era a repetição da saga de exclusão social em que meus ascendentes viveram e na qual eu nasci. Passei no vestibular e com hercúleo esforço me tornei Bacharel, Mestre, Doutor e Professor da Faculdade de Direito da UFC, o que além de me ajudar a romper o ciclo de pobreza financeira e intelectual, fez com que eu pudesse servir com afinco ao público que tem acesso à Universidade e aos serviços que ela presta à comunidade cearense. E isso é o mínimo que eu posso fazer, pois a Universidade transformou a minha vida e me possibilita ajudar a transformar a vida de quem a procura também.

Não bastasse a importância que a UFC exerce na vida individual de cada um de seus alunos, servidores e Professores, a Universidade tem um papel preponderante na diminuição das diferenças sociais e na melhora da qualidade de vida dos que são assistidos pelos serviços gratuitos que as suas várias Faculdades ofertam. E aqui exemplifico citando um dos mais belos serviços que a Faculdade de Direito da UFC presta por meio do seu Núcleo de Prática Jurídica, o qual, com alunos qualificados, servidores pró-ativos e uma Coordenação digna de aplauso, em parceria com a Defensoria Pública, atende aos que não dispõem de recursos para suas demandas judiciais, as quais, verifiquei quando lá trabalhei, tratam das mais delicadas questões que um ser humano pode enfrentar como a necessidade de pensões alimentícias, interdições de incapazes e defesa contra abusos de toda ordem sofridos pelos mais carentes.

Não preciso citar mais outros também tão dignos serviços prestados pelos diversos cursos da UFC para que se note a grandeza dessa Instituição, a qual merece todo o respeito e admiração do povo cearense, sendo inequívoco que mesmo em momentos de crise econômica – e quando foi que o Brasil não esteve em uma crise? – o Estado não deve deixar de investir em educação, muito menos pode diminuir as verbas destinadas às Universidades. Reduzir o investimento em educação, mais do que impossibilitar que outros garotos pobres vençam na vida de maneira honesta, agride toda a sociedade. Sociedade esta que nos últimos tempos anda tendo tão poucas Instituições Públicas para se orgulhar, sendo a Universidade Pública um dos últimos referenciais do orgulho nacional. Por isso, a redução no investimento na qualidade do ensino público não pode ser aceitar por ninguém. Esse problema atinge a todos.

Assim, devemos cuidar para que com as nossas escolhas políticas possamos preservar o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade Pública, preservando, dessa forma, também a nossa UFC, Instituição que dá orgulho para o Ceará e serve de referencial para o Brasil.