MEMORIAL DESCRITIVO DE TRAJETÓRIA ACADÊMICA

 

Dedico este memorial

A D. Anita (in memoria) e S. Luis por não medirem esforços e sacrifício quando à educação dos filhos.

A Ruth,  André e Daniel que participaram em todas as atividades aqui descritas e em muitas outras.

Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará, Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e PhD pela Loughborough University of Technology – Inglaterra(1991). É Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará ensinando e pesquisando nas áreas de eletrônica de potência, máquinas elétricas e produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis de energia. Orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFC, do qual é o coordenador, com publicações em revistas e congressos nacionais e internacionais na área de eletrônica de potência. Coordena o Grupo de Processamento de Energia e Controle – GPEC do DEE da UFC onde são realizadas pesquisas com financiamento de agências de fomento e empresas nacionais. No período de abril de 2006 a março de 2007, em estágio de pós-doutorado, atuou como pesquisador em projeto de conversores multiníveis de alta potência para aerogeradores off-shore, no Instituto de Tecnologia em Energia Solar – ISET(atualmente IWES – Instituto de Energia Eólica e Energia) em Kassel na Alemanha. É bolsista de produtividade do CNPq, membro da SOBRAEP, da SBA e do IEEE. Foi Editor da revista Eletrônica de Potência da Presidente da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência SOBRAEP no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2009, e Presidente da SOBRAEP de setembro de 2009 a setembro de 2011. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFC.

1. RESUMO

  Este memorial descreve minhas atividades e contribuições relevantes, em meu próprio conceito, ao ensino, pesquisa e extensão na área de Eletrônica de Potência como Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará. Ele é apresentado em 6 partes: A Introdução onde descrevo suscintamente os primórdios de minha formação escolar. Formação Plena em Engenharia Elétrica em que estão descritas minhas formações como engenheiro eletricista, mestre e PhD, além da formação em administraçao de empresas. Atuação como Professor e Pesquisador na UFC em que descrevo em intervalos temporais de minhas atividades relevantes como professor da UFC desde minha contrataçãoo até a presente data. As Perspectivas Futuras onde projeto minhas atividades após o concurso. Produção Científica onde apresento as publicações de teses e dissertações e monografias orientadas e co-orientadas, as publicações em periódicos e congressos e capítulos de livros. Por último, em Formaçao e Carreira Universitária apresento os diversos cursos e títulos de minha formação e os cargos assumidos como professor da UFC.

2. INTRODUÇÃO

  Este memorial descreve minhas atividades e contribuições relevantes, em meu próprio conceito, ao ensino, pesquisa e extensão na área de Eletrônica de Potência como Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará.

  Nos primórdios de minha formação, no curso primário em Cascavel-CE e em seguida no  ginasial, iniciado em regime de internato, na Escola Apostólica São Vicente de Paulo, dirigido por padres holandeses, em Fortaleza-CE e concluído no ginásio Padre Francisco Valdevino Nogueira da CNEC em Cascavel-CE, sempre mostrei aptidão e interesse por matemática. Passei a despertar para área de engenharia elétrica no curso científico cursado de 1971 a 1973 no Colégio Estadual Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha na cidade de Santana do Livramento –RS através das aulas teóricas e práticas de laboratório da disciplina de física.

  Em janeiro de 1974 passei a morar em Fortaleza e fiz concurso vestibular para a UFC. Sendo aprovado, fiz opção pelo curso de Engenharia de Pesca porque já havia decidido prestar vestibular novamente em julho de 1974 quando se daria início o curso de Engenharia Elétrica na UFC. Assim procedi. Sendo aprovado e bem classificado, fiz a opção para o curso que sempre desejei: Engenharia Elétrica, tendo aproveitado para o curso de engenharia elétrica as disciplinas cursadas no primeiro semestre de 1974 como aluno do curso de engenharia de pesca.

3. FORMAÇÃO PLENA EM ENGENHARIA ELÉTRICA

  De agosto de 1974 a dezembro de 1978 fiz curso de graduação em engenhaira elétrica na Univesidade Federal do Ceará, como aluno da primeira turma. Nesta época o curso era voltado para atender à necessidade crescente de engenehiros eletricistas para o estado, destacadamente para a recém criada estatal COELCE. A base dos professores da parte profissional do curso era de engenheiros da Coelce. Como a maioria da turma, o sonho ao concluir era trabalhar na COELCE, na CHESF, em alguma outra estatal ou empresas de engenharia que prestavam serviços às estatais brasileiras. Com o pensamento de que todo engenheiro é um administrador, em janeiro de 1976 fiz vestibular para o curso de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Ceará – UECE para o turno noturno, tendo obtido o terceiro lugar geral no vestubular da UECE daquele ano. A partir de então passei a cursar engenharia elétrica pela manhã, estágio em empresa de engenharia à tarde e curso da administração no turno noturno. Conclui primeiramente o curso de engenharia elétrica, que sempre foi minha prioridade e posteriormente o curso de administração de empresas.

  Na contramão de meus desejos, ao concluir o curso de Engenharia elétrica fui convidadado pelo Prof. Jesamar Leão de Oliveira, engenheiro eletricista e Professor Titular por excelência, e grande mentor do curso de engenharia elétrica da UFC, para ser professor colaborador da UFC. Convite que pensei em declinar pois queria ser engenheiro de uma empresa e não professor para “só dar aulas”. Minha primeira atividade como professor seria fazer mestrado na Escola Politécnica da USP – SP. Este detalhe me atraiu pois “estudar na USP me tornaria mais engenheiro”. Na USP fiz inicialmente um curso de de especialização, patrocidando pela Eletrobrás intitulado “Curso Avançado em Engeharia de Distribuição- CADIS” com duração de um ano – jan a dez de 1979. No ano seguinte continuei na USP fazendo minha dissertação de mestrado intitulada “Custeio de Redes de Distribuição por Computador”, concluída em julho de 1980 sob a orientação do Prof. Dr. Ernesto João Robba. Este período de 1,5 ano na USP foi decisivo para minha carreira acadêmica. Do pensamento, ao aceitar o convite do Prof. Jesamar, de deixar a UFC após dois anos de meu retorno do mestrado, vencido meu período contratual, despertei para pesquisa científica e já vislumbrando um doutorado.

  De agosto de 1980 a julho de 1985, tive total envolvimento com o curso de engenharia elétrica da UFC. Como em todo curso novo e com carência de professores, lecionei várias disciplinas, mas sempre constante na área de máquinas elétricas. Ministrei as seguintes disciplinas: Conversão Eletromecânica de Energia, Máquinas Elétricas I e II, Transmissão em Extra Alta Tensão, Medidas Elétrcias, Sistemas Lineares  e Materiais Elétricos e Magnéticos. Fui ainda Coordenador do curso a partir de agosto de 1982 e, com a criação do Departamento de Enegenahria Elétrica – DEE em 1983, fui seu primeiro chefe, sendo indicado pro-tempore pelo Magnífico Reitor e eleito posteriormente pelos peres. Neste mesmo período, numa tentativa de dar um cunho prático à teoria de máquians elétricas que eu tanto estudava e também aprendia por longas discussões com do Prof. Jesamar Leão de Oliveira na UFC e em sua residência, fiz estágios na SIEMENS em São Paulo e na WEG em Jaraguá do Sul – SC.

  Em setembro de1985 concretizou-se o almejado desejo de fazer um doutorado. Com saída autorizada pelo DEE e bolsa da CAPES iniciei doutorado na Universidade de Tecnologia de Loughborough – Inglaterra, quando passei a ter os primeiros contatos com uma área que avançava nas máquians elétricas e nos acionamentos industriais – Eletrônica de Potência. Além da necesidde de aprender o inglês escrito e falado, tive que, por aprendizado próprio, já que na Inglaterra não se faz disciplinas em um programa de doutorado, descobrir, estudar e entender sobre toda a grande área da eletrônica de potência, incluído controle e as eletrônicas analógica e digital. Foi uma época de grande esforço, mas quero aqui dividir o mérito da aprendizagem com meu orientador Prof. Gordon John Kettleborough pelas longas discussões em seu gabinete. No final de 1986 foram propostos por meu orientador com a participção do diretor de pesquisa da instituição, Prof. Ivor Smith, dois temas de tese: desenvolver um conversor CC-CC para um tanque de guerra, dentro de um contrato que a universidde tinha com o exército britânico, ou resolver um problema deixado por outro aluno em um acionamento de um motor cc com aplicação industrial. Após longa discussão com meu orientador que tinha interesse na primeira opção, e grande dúvida entre o interesse técnico e a questão pessoal, e apesar do riso de discordância do meu orientador, optei pelo acionamento do motor CC.

  Desenvolvi então um acionamento para um motor cc de 5kW que operava em quatro quadrantes, em toda a faixa de operação, desde velocidade zero até cerca de 150% da velocidade nominal por enfraquecimento de campo, e com passagem suave do controle de tensão de armadura para corrente de campo. Além da nova proposta de controle suave na passagem de controle de tensão para corrente (spill over field weakning), passei a usar a nova e caríssima chave estática que passou a ser disponível no mercado, o Transistor de Efeito de Campo com Óxido de Metal – Power MOSFET, e migrar do controle digital discreto para o então novo processor 2086. Conclui a tese em junho de 1990. Entretanto, a defesa só aconteceu em fevereiro de 1991. Este intervalo entre a conclusão da tese e a defesa ocorreu porque eu teria de retornar a Fortaleza para assumir minhas atividades no DEE a partir de agosto de 1990, e meu orientador, que entraria de férias em julho, gostaria de um maior tempo de leitura da tese. Voltei a Lougborugh para a defesa da tese, defendida em aprovad em 15 de feveiro de 1991, cujo título é: A Microprocessor-Controlled DC Servo-Drive with Spill-Over Field Weakning.

  Numa época em que, no sistema de pós-graduação inglês, não era exigido se mostrar produtividade através de publicação, apresentei o primeiro artigo dos resultados de minha tese em Congresso Científico na cidade de Insbruck – Áustria, dias antes de defender minha tese, em fevereiro de 1991. Minha primeira publicação em periódico indexado, tendo meu orientador e o diretor de pesquisa como co-autores, aconteceu em dezembro de 1991 no Transactions on Industrial Electronics do IEEE, volume 38, DOI 10.1109/41.107103. O artigo tem por título Microprocessor-Based DC Motor Drive With Spill-Over Field Weakening.

4. ATUAÇÃO COMO PROFESSOR E PESQUISADOR NA UFC

  Através de uma análise de minhas atividades, que passo a descrever neste item, considerei-me apto a candidatar-me a esta vaga de Professor Titular em Eletrônica de Potência. Gostaria de discorrer esta fase em períodos anuais.

De 1991 a 1994 

  Ao retornar as ativiades como professor da UFC, no DEE, passei a lecionar disciplinas de eletrônica de potência, máquinas elétricas I e II, conversão de energia e materiais elétricos, duas a duas a cada semestre, ficando somente envolvido com aulas no curso de graduação em Engenharia Elétrica até final de1993.

  Buscando ter contato e conhecimento com outros pesquisadores do Brasil, escrevi um artigo, ainda como resultado de minha tese de doutorado e o submeti ao 1o Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência – COBEP 1991, promovido pela recém criada Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência – SOBRAEP. Esta participação no COBEP 91 foi muito importante porque passei a  conhecer e me relacionar com outros pesquisadores em eletrônica de potencia no Brasil.

  Neste mesmo período havia um movimento no DEE, entre os professores que retornaram do doutorado, para criação do curso de mestrado em engenharia elétrica da UFC. Este fato veio a se concretizar em 1993, tendo o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFC autorizado o funcionamento do curso de mestrado a partir de março de 1994.

  Em agosto de 1994, já no segundo semestre de funcionamento do mestrado em engenhaira elétrica passei a atuar como pesquisador visitante no Instituto de Eletrônica de Potência – INEP (então LAMEP) da Universidade Federal de Santa Catarina, sem contudo, interromper minhas atividades de ensino no mestrado em engenharia elétrica da UFC. Época de muitas viagens entre Fortaleza e Florianópolis, mas o esforço foi compensado. Nos cinco meses de trabalho no INEP, em pesquisa realizada com Prof. Ivo Barbi, um dos pioneiros da eletrônica de potência no Brasil, e o Prof. Henrique Braga, da Universidde Federal e Juiz de Fora, na época doutorando sob a orientação do Prof. Ivo Barbi, dediquei-me a pesquisar inversores multiníveis em corrente, e como resultado desta pesquisa tive em novembro de 1999, em conjunto com os professores Ivo Barbi e Henrique Braga meu segundo artigo publicado no Transactions Industrial Electroncis do IEEE, volume 46, DOI 10.1109/41.744373, cujo título é: Application of a Generalized Current Multilevel Cell  to Current Source Inverter . Este artigo já foi referenciado por outros autores mais de 40 vezes, e doze anos depois de sua publicação continua sendo referenciado. Além deste aritgo em periódico indexado, vários artigos em congressos nacionais e internacionais foram apresenatdos no tema. Até a presente data continuo pesquisando e publicando no tópico conversores multinívies.

  No ano de 1993 com o mestrado que se apontava como certa a aprovação, o pequeno grupo de professores que atuava em eletrônica de potencia, no caso o Prof. Cícero Cruz, Professor Assistente recém contratado pela UFC, o Prof. Ricardo Thé Pontes, um especialista em Máquinas Elétricas, e o primeiro professor de Eletrônica de Potência da UFC, ambos ainda mestres em engenhaira elétrica e minha pessoa, envidaram esforços para criação da infra-estrutura física do laboratório de pesquisa em eletrônica de potência. Foi criado o grupo de pesquisa em eletrônica de potência, como base ao curso de mestrado.

  Outro fato marcante na minha carreira acadêmica neste período foi que em agosto de 1994 passei a ser bolsista de produtividade do CNPq.

De 1995 a 2000

  Iniciei este período com intensa atividade administrativa: de 1995 a 1997 assumi a chefia do Departamento de Engenhaira Elétrica, um departamento bem maior que o da época da criação em 1983. Em 1995 o grupo de pesquisa em eletrônica de potência, já maior, passou a se chamar Grupo de Processamento de Energia e Controle – GPEC cujo objetivo era a pesquisa e desenvolvimento em eletrônica de potência voltados para os setores de serviço, indústrial e sistemas elétricos de potência, áreas em que a eletrônica de potencia passava a ser parte ativa. Assumi a coordenação do GPEC que contava com cinco professores, um eletrotécnico, seis mestrandos do curso de mestrado em engenharia elétrica da UFC e bolsistas de iniciação científica.

  Passei a atuar no ensino de graduação e no de pós-graduação sempre ministrando as disciplinas: Eletrônica de Potência, Inversores, Máquinas Elétricas I e II e Conversão de Energia nos dois níveis. Investi tempo na estruturação física e organizacional do GPEC. O grupo reduzido e as muitas atividades administrativas necessárias à sólida criação do GPEC foram fatores decisivos para que eu perdesse a bolsa de produtividdde do CNPq em agosto de 1996. Se por um lado, o tempo dedicado a administração foi negativo para bolsa de produtividade, por outro foi muito positivo na atração de alunos de mestrado, e na segurança para busca de projetos necessários ao financiamento da infra-estrutura da pesquisa criada. Tivemos então condições de submissão e consequente aprovação de projetos junto a órgãos de financiamento á pesquisa como o BNB, que a provou o projeto Inversor Monofásico para Sistema Fotovoltaico Interligado à Rede Elétrica, e junto ao CNPq que aprovou o projeto Sistema de Geração Fotovoltaica para purificação de Água em Regiões Isoladas por meio da Eletrólise do Cloro.

  Iniciou-se também minha produção de dissertações de mestrado como orientador. A primeira dissertação de mestrado que orientei foi defendida em 20 de dezembro de 1996, e tem por título Conversor Estático Elevador para Aplicação em Sistemas Fotovoltaicos de Bombeamento d’Água. Em seguida, no ano de 1997 foi concluída a dissertação de mestrado por título: Um Sistema Baseado em Gerador de Indução Trifásico para Aproveitamento da Energia Eólica. Com estas duas dissertações concluídas ficavam concretizadas minhas ações no desenvolvimento de conversores estáticos para produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis de energia.  com pelo menos uma defesa por ano Intensificou-se também minha participação, na condição de examinador, de bancas de doutorado e de mestrado por todo o Brasil.

  Em 1998 deu-se início nossa primeira parceria internacional. Como pesquisador no projeto apoiado pelo CNPq intitulado “Desinfecção e Preparo de Água Potável para Regiões Isoladas por meio de Eletrólise de Cloro com Suprimento de energia Solar Fotovoltaica”. Processo CNPq 910083/96-7.  cumpri missão de três meses no então Instituto de Pesquisa em Produção de Energia Elétrica a partir da Energia Solar – ISET (hoje Fraunhofer IWES – Instituto de Engenharia de Energia e Energia Eólica) na cidade de Kassel Alemanha. Nestes três meses no ISET, além de desenvolver pesquisa em conversores cc-ca integrado a módulo fotovoltaico, tive o prazer e a oportunidade de conhecer o Prof. Jürgen Schmid, Professor Titular do Instituto de Conversão Eficiente e Produção de Energia Elétrica da Universidade de Kassel e Presidente do ISET, com o qual iniciei parceria duradoura e estável até hoje. Através da perceria em projetos conjuntos de pesquisa, tive oportunidade de ter minha primeira co-orientação de doutorado juntamente com o Prof. Jürgen Schmid, no programa de Pós-Grduação em Engeharia Elétrica da Universidade de Kassel.

  Neste período também se intensificou minha participação em congressos internacionais promovidos pelo IEEE. Anualmente apresentei artigos nas Conferêncais Internacionais da Sociedade de Eletrônica Indiustrial do IEEE em vários países. Trabalhos estes já como resultados das dissertações defendidas no curso de mestrado em engenhaira elétrica

De 2001 a 2003

  Neste período assumi novamente a chefia do DEE, e, como todo ano, ministrando disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia elétrica. Também merece destaque a implementação, em 2001, do sólido programa sob minha coordenação, de mobilidade acadêmica entre o DEE da UFC e o DEE da Uni-Kassel, dentro do Edital UNIBRAL/CAPES-DAAD para parceria entre universidades brasileiras e alemãs. Apoiados por este programa cerca de 10 alunos do curso de graduação em engenharia elétrica da UFC fizeram, com financiamento da CAPES, graduação sanduiche na Uni-Kassel. Da mesma maneira, equivalente número de alunos alemães fizeram graduação sanduíche na UFC, no caso, financiados pelo DAAD. Além do intercâmbio de alunos houve missões de pesquisadores de ambas instituições para estabelecimento de projetos conjuntos de pesquisa.

  Em 2001 passei a coordenar um projeto de parceria nacional entre o GEPC-UFC e o INEP-UFSC, com apoio financeiro da CAPES dentro do programa PROCAD no tema Eletrônica de Potência. Nos quatro anos da parceria houve um grande intercâmbio de professores entre o GPEC e o INEP e de alunos de pos-graduação. Quatro dissertações de mestrado e duas de doutorado foram concluídas dentro deste programa.

  Em junho de 2003 participei na condição de co-orientador da banca de defesa de doutorado na Universidade de Kassel, fruto da parceria internacional iniciada em 1998 e se solidificava cada vez mais. A tese intitulada Ermittlung des Optimierungspotenzials bei PV-Diesel-Hybridsystemen durch den Einsatz von drehzahlvariablen Motorgeneratoren (Potencial de otimização de sistema híbrido PV-diesel através do uso de grupo motor-gerador de velocidade variável) teve uma parte desenvolvida no GPEC pelo doutorando Efstratius Tapanlis através de estágio sanduíche de 4 meses no GPEC. Também em 2003 iniciou-se uma nova co-orientação de doutorado, desta vez, um mestre em engenharia elétrica que havia concluído em 2007 sob minha orientação iniciou programa de doutorado na Universidade de Kassel, sob a orientação do Prof. Jürgen Schmid, mas seu trabalho seria desenvolvido no GPEC/DEE da UFC sob minha co-orientação. Ainda neste período supervisionei alunos de mestrado da Uni-Kassel que, dentro do programa UNIBRAL entre o DEE da UFC e o DEE da Uni-Kassel desenvolveram seus trabalhos de mestrado na UFC, voltando a Kassel apenas para defesa.

  Continuava sólida a publicação dos resultados de nossas pesquisas e trabalhos ligados ao curso de mestrado em engenharia elétrica em congressos nacionais e internacionais em eletrônica de potência.

  Cabe destacar neste período a uma maior participação de minha pessoa na Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência – SOBRAEP. Desde o 1o COBEP que aconteceu em 1991, na cidade de Florianóplis, sempre participei com submissão e apresentação de artigos de todas as conferências organizadas pela SOBRAEP. Em 2001, nossos trabalhos publicados no COBEP daquele ano e de anos anteriores mostravam um grupo que crescia e se estabelecia como referência em Eletrônica e Potência no Brasil. Este sentimento nos motivou a submeter à SOBRAEP proposta de promover o 7o COBEP no ano de 2003. Neste ano já havia um número maior de pesquisadores ligados ao GPEC, o que foi incentivo e segurança para organização do congresso. O 7o COBEP foi organizado pelo GPEC em Fortaleza em setembro de 2003, e eu tive a honra de ser o Presidente da Conferencia. Após o COBEP rminha participação na SOBRAEP se intensificou. Passei a atuar com maior frequência com revisor de artigos submetidos à revista Eletrônica de Potência da SOBRAEP, como membro da comissão técnica de futuros COBEPs. Também intensificou-se neste período minha participaçãoo como revisor de artigos de periódicos indexados do IEEE, com destaque para os Transactions Power Electroncis e industrial Electronics, ambos de alto fator de impacto.

  Foi um período de muitas participações em bancas examinadoras de teses, dissertações em concursos por todo o Brasil.

  Visando reduzir a dependência tecnológica brasileira na produção de conversores estáticos, o GPEC com apoio financeiro da FINEP e parceria com a empresa MICROSOL Tecnologia Ltda (atualmente Schneider Electric) desenvolveu um sistema fotovoltaico para suprimento de energia elétrica aos consumidores de regiões isoladas da rede elétrica. O sistema eletrônico composto de carregador de baterias e inversor tem potência nominal de 500 W com tensão de saída senoidal 110 V ou 220 V, 60 Hz. Um protótipo do sistema está no GPEC para demonstração. Além do protótipo, uma dissertação de mestrado e uma monografia foram geradas com este projeto.

  Em 2003 atuei como pesquisador em um projeto de sistema fotovoltaico para iluminação pública em hora de ponta, com apoio financeiro da COELCE dentro do programa de P&D da empresa. Durante o dia, a energia solar é capturada por um painel fotovoltaico e armazenada em baterias de chumbo ácido através de um conversor eletrônico de alto rendimento que procura o ponto de máxima potência, monitora a carga do banco de baterias.. No início da noite, na hora de maior demanda da rede de distribuição da concessionária, o banco de baterias alimenta a iluminação pública por um período de duas horas e meia, quando utilizadas lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão (HPS) de 70W. Após este intervalo, e sem interrupção de fornecimento de energia à iluminação pública, o sistema de distribuição da concessionária passa a fornecer energia à rede de iluminação pública. Um protótipo deste sistema operou por vários anos no DEE da UFC, sendo posteriormente substituído para sistema sistema de iluminação a LED. Como parte da formação de pessoal deste projeto orientei uma dissertação de mestrado por título Sistema Fotovoltaico para Iluminação Pública no Período de Alto Pico de Demanda da Concessionária. Os resultados desta orientação foram divulgados em congressos nacionais e internacionais da área de eletrônica de potência e na revista Eletrônica de Potência da SOBRAEP, qualis B1 com o artigo Photovoltaic System for Supplying Public Lighting as Peak Demand Shaving. Esta dissertação foi marco para novos trabalhos de pesquisa e consequentemente novas orientções em conversores para sistemas de iluminação.

  Em março de 2002 fui convidado a fazer parte de uma equipe consultoria de engenharia internacional, com profissionais do Brasil, da Itália, da França e da Hungria para assessorar ogoverno do Estado do Ceará nos testes de avalaiçào e aceitação dos trens para o sistema metropolitano de Fortaleza – METROFOR. Acompanhei na Empresa Transtechnik na Alemanha dos testes dos sistemas ininterruptos de energia com potência de 170kVA e na empresa Alstom, na cidade de Charleroi na Bélgica do sistema de acionamento e propulsão dos trens. Minha responsabilidade não era só de acompanhar os ensaios, mas emitir parecer para  a equipe do governo do estado quanto ao desempenho das máquinas e dos resultados apresentados nos testes.

De 2004 a 2006

  Com o curso de mestrado bem solidificado, e os esforços no curso de mestrado para criação do Programa de Pós-Graduação em Engenhaira Elétrica da UFC também com curso de doutorado, e depois de cinco anos com publicações dedicadas apenas a conferências passei a envidar esforços não só para publicação em congressos, mas também em periódicos indexados. Em novembro de 2005 foi publicado na revista Eletrônica de Potência da SOBRAEP o artigo Avaliação da Proteção do Acionamento de um Motor de Indução e de Métodos para Melhoria de sua Suportabilidade sob Afundamentos de Tensão tendo também como autores os então mestrando Nelber Ximenes e os colegas do GPEC René Torrico Bascopé e Ruth Saraiva Leão. No ano seguinte, foi publicado em julho na revista Eletrônica de Potência da SOBRAEP o artigo Projeto e Implantação Experimental de um Sistema de Conversão Eólio-Elétrica Operando em Baixa Velocidade. Tendo como autores o Ex-bolsista de mestardo Sérgio Daher e os colegas Rene Pastor Bascopé e Ruth Saraiva Leão. Em agosto de 2006  foi publicado na revista Solar Energy, Qualis A1 no sistema CAPES o artigo A Maximum Power Point Tracker For PV Systems Using a High Performance Boost Converter tendo também como autores os engenheiros Anis Chehab e Jancarle dos Santos (Ex-bolsista de Iniciação Científica sob minha orientação), ambos da Empresa Schneider Electric e o colega do GPEC Cícero Cruz. Também na revista da SOBRAEP, em parceria com os colegas Sérgio Daher, René Bascopé e Ruth Leão publiquei o artigo Projeto e Implantação Experimental de um Sistema de Conversão Eólio-Elétrica Operando em Baixa Velocidade, em Julho de 2006. Ainda em 2006 tive dois artigos publicados na revista Eletrônica de Potência da SOBRAEP em co-autoria com os colegas do GPEC René Bascopé, Carlos Gustavo Castelo Branco, Demercil de Sousa Oliveria Jr. E Cícero Cruz Os arigos são:  A High Frequency Transformer Isolation UPS System with 110/220V Input Voltage e  A Non-isolated Single Phase Ups Topology With 110v/220v Input Output Voltage Ratings. Ainda em 2006 foi publicado no IEEE Transacitons on Power Electronics o artigo A Three-Phase ZVS PWM DC/DC Converter Associated with a Double-Wye Connected Rectifier, Delta Primary, em co-autoria com os colegas do GPEC Demercil de Sousa Oliveria Jr e Carlos Elmano Alencar e Silva.

  O programa de intercâmbio que O GPEC/DEE da UFC – Brasil e o Instituto de Conversão Eficiente de Energia da Universidade de Kassel – Alemanha – IEE-RE/Uni-K na área de Tecnologia de Sistemas Fotovoltaicos, com apoio financeiro da CAPES pelo lado brasileiro, e do DAAD pelo lado alemão, dentro do programa UNIBRAL CAPES-DAAD completava seu quarto ano como bastante sucesso. Fato que motivou convite do DAAD para que eu ministrasse palestra em reunião do órgão na cidade de São Paulo como exemplo de sucesso dos programas financiados pela CAPES e pelo DAAD no Brasil. Como resultado desta parceria pode-se destacar

-Intercâmbio de estudantes de graduação, em que 23 estudantes brasileiros e 10 alemães cursaram disciplinas na universidade parceira por períodos entre 06 meses e um ano.

-Apresentação de 07 trabalhos em congressos internacionais.

-02 teses de doutorado concluídas com parceria na orientação dos projetos de pesquisa.

-Visita de 03 pesquisadores alemães, os quais desenvolveram trabalhos de pesquisa e/ou ministraram aulas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFC.

-Visita de 04 pesquisadores brasileiros, os quais desenvolveram trabalhos de pesquisa e/ou ministraram aulas no mestrado em energias renováveis da Uni-K.

-03 trabalhos de pesquisa em conjunto com protótipos montados no Ceará (Brasil) e em Kassel.(Alemanha)

-Intercâmbio de pesquisadores em nível de pós-doutorado.

  Devido à sólida perceria entre o GPEC e o Instituto de conversão eficiente de Energia Elétrica na área de eletrônica de potência e energias renováveis fui convidado pela Universidade de Kassel a ministrar a disciplina Eletrônica de Potência no Mestrado Europeu em Energias Renováveis. Este mestrado era uma parceria entre quatro universidades europeias: Uni-Kassel na Alemanha, Zaragoza na Espanha, Nante na França e NTU na Grécia. Esta participação se repetiu anualmente do ano 2003 até 2007.

  No ano de 2004, mas ainda relacionado ao programa PROCAD, em conclusão, passei a co-orientar meu terceiro aluno de doutorado. Fui incluído como professor associado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina, e assim dividir orientação com o Prof. Arnaldo Perin do INEP. O assunto a ser pesquisado pelo aluno de doutorado foi conversores de alto rendimento para LEDs de potência, um dos trabalhos pioneiros no assunto. Buscando apoio financeiro para o desenvolvimento da tese, submetemos à FINEP e recebemos aprovação de projeto para estudo e concepção de conversores para LED alimentado por energia solar. O projeto teve por objetivo a redução de custo dos sistemas fotovoltaicos, bem como a redução da importação de tecnologias para sistemas fotovoltaicos e para reatores eletrônicos para LEDs. Também foi desenvolvido um Sistema Fotovoltaico Autônomo para Iluminação com LEDs composto de: Um protótipo de um controlador digital automático para sistemas de geração solar, gerenciando de maneira inteligente a energia fornecida por painéis atendendo critérios de eficiência energética e de aumento de vida útil das baterias e demais componentes do sistema. Um reator eletrônico de alto rendimento para LEDs, que pode ser considerado o desenvolvimento de uma tecnologia nacional para LEDs. O projeto teve apoio financeiro da ELETROBRÁS e da FINEP, e foi desenvolvido através de parceria entre dois grupos de pesquisa, o GPEC da UFC e o Instituto de Eletrônica de Potência – INEP da UFSC, e a empresa Trancil Transformadores de Minas Gerais (Brasil). Além de projeto e concepção de protótipos de conversores para alimentação de LEDs, o desenvolvimento da tese do doutorando Edilson Mineiro Sá Junior vários trabalhos foram publicados em fóruns nacionais e internacionais.

  Além das atividades como professor e pesquisados no GPEC, em abril de 2004 fui editor de uma seçcão especial de Aplicações da Eletrônica de Potência em Energias Renováveis da Revista Eletrônica de Potência da SOBRAEP. A ação como editor abriu espaço para que em 2006 eu viesse a fazer parte como Vice-Presidente na chapa que concorreu à diretoria da SOBRAEP e foi vencedora para o triênio 2006/2009. Na condição de vice-presidente, passei a ser o Editor da secção regular da revista Eletrônica de Potência da SOBRAEP, cargo que ocupei por três anos.

  Em janeiro de 2006, com os contatos bem solidificados com a Uni-Kassel e com o ISET, iniciei, com bolsa da CAPES/DAAD, programa de Pós-Doutorado na no ISET/Uni-Kassel. Após dois meses de curso de língua alemã no Instituto Goethe da cidade e Goettingen, passei a integrar o grupo de eletrônica de potencia do ISET, quando fui convidado a participar de projeto financiado pela comunidade europeia para estudo e concepção de novos aerogeradores de alta potência para aplicação off-shore com potência de 7 MW a 10 WM. O projeto foi denominado de UP-WIND Atuei como pesquisador dedicado a este projeto trabalhando diretemente com o coordenador da pesquisa pelo ISET, um doutorando, um mestrando e um bolsista de graduação. Foram realizadas várias atividades:

1- projeto do inversor de 7MW usando topologia NPC, um profundo estudo de alvalição de perdas em módulos de IGBT nas tensões 1,7 kV a 6,5 kV. Os resultados deste estudos foram apresentados no Congresso Europeu de Energia Eólica na cidade de Milão Itália em 2007 sob o título: Design and Benchmark of a Multilevel Converter for Large-Scale Wind Power System Tendo como autores: SAHAN, B.; Antunes, F. L. M. ; ARAUJO, S. V. ; ENGLER, A.

2- Projeto do NPC com módulos de IGBT de 1,7kV

3- Controle para interlição do inversor à rede usadno usando transformada dq.

4- Projeto do filtro LCL cujos resultados foram publicados no 9o Congresso Brasielro de Eletrônica de Potência em Blumenau – SC sob o título: Analysis and Design of a LCL-Filter for a NPC Inverter in Off-shore Wind Power Conversion System. Tendo como autores ARAUJO, S. V. ; Antunes, F. L. M. ; SAHAN, B. ; ENGLER, A.

  A maior parte dos resultados dos estudos por mim realizados não puderam seu publicados devido a acordo de confidencialidade que o ISET (IWES) tinha, e por extensão todos os pesquisadores no projeto com os financiadores do projeto UP-WIND.

  Os resultados dos trabalhos que fiz no ISET, como parte do grupo de eletrônica de potência do Instituto, foram publicados no Livro “Use of Electronic-Based Power Conversion for Distributied and Renewable Energy Source” 3 ed. Magdeburg – Alemanha: Copyright by ISET Kassel – Germany, 2008, v. 1, p. 1-685.  Avalio com importante esta participação porque é um livro de abrangência internacional, e já está em sua 3a edição.

Em junho de 2006 ocorreu a defesa da tese de meu segundo co-orientado na Universidade de Kassel. Vale ressaltar que o doutorando Sérgio Daher desenvolveu seu trabalho na UFC, transferiu-se no último ano (ano em que eu estava em Kassel) para Uni-Kassel para aquisição de dados no protótipo montado em Kassel e escrita da tese.

Período de 2007 a 2012

  Este período é marcado por intensas atividades no ensino nos níveis de graduação e pós-graduação, na pesquisa como atividades e coordenação em vários projetos aprovados por instituições de fomento, na orienatação de alunos de mestrado e doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Engenhaira Elétrica, como vice-coordenador, na SOBRAEP, como editor da revista Eletrônica de Potência, e depois como Presidente e no GPEC como coordenador do grupo de pesquisa.

  Primeiramente destacaria que em 2007 passei a ser novamente bolsista de produtividade do CNPq. Receber o carimdo de pesquisador do CNPq onze anos após ter perdido a bolsa em 1996, foi ato marcante pelo fato  de já estar a dezessete anos como doutor, e pelos critérios do CNPq, quanto mais anos de doutorado mais produtividade é requerido do candidato.

  Como Vice-Presidente da SOBRAEP assumi a função de Editor da Seção Regular da revista Eletrônica de Potência. Apesar de ser uma função muito requerente, como Editor a revista Eletrônica de Potencia passei a conhecer todos os grupos de pesquisa em eletrônica de potência no Brasil e  os grandes tópicos pesquisados. Fiquei nesta posição até setembro de 2009 quando assumi a Presidência da SOBAREP.

  Neste período passei a ter orientados de doutorado no PPGEE, e todos atuando nos vários projetos de pesquisa foram aprovados por instituições de fomento ou empresas industriais. Ainda relativo à orientação de doutorandos, participei em fevereiro de 2010 na UFSC na qualidade de co-orientador, da banca de defesa da tese Novas Topologias de Reatores Eletrônicos para LED Aplicados à Iluminação, defendida por Edilson Mineiro Sá Junior. Atualmente professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – IFCE de Sobral-CE, e parceiro na coordenação do projeto ILUMILED aprovado pel FINEP.

  Destacaria os seguintes projetos sob minha coordenação:

1- Inversor multinível de alto desempenho para sistema PV isolado, aprovado no edital Universal 2008 do CNPq. Como resultados deste projeto, além de protótipos do sistema proposto, duas dissertações de mestrado foram concluídas e artigos publicados em gongressos.

2- Em 2007 defendi na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL em Brasília um projeto de sistema fotovoltaico para comunidades isoladas dentro do programa de P&D da então Companhia Energética do Piauí – CEPISA, hoje Eletrobrás Distribuição Piauí. Este projeto sob minha coordenação iniciou suas atividades em 2008, e tem por título: Sistema Fotovoltaico para Alimentação em Corrente Contínua de Unidades Rurais Isoladas. Teve por objetivo projetar e montar protótipo de sistema de fotovoltaico para produção de energia elétrica e fornecer esta energia para iluminação e alimentação de pequenos equipamentos. O sistema tem potência de 500W, potência adequada a uma residência rural típica do Piauí e atende, quanto à capacidade de armazenamento e autonomia de operação, à instrução normativa 323 da ANEEL, ou seja dois dias de autonimia. Como resultados deste projeto, além de dois protótipos do sistema proposto: um instalado na UFC e outro na comunidade de Malícia-PI, duas dissertações de mestrado foram concluídas e defendidas.

3- Passei a coordenar dois projetos de intercâmbio com instituições no Brasil e no exterior:

  1. a. Aproveitamento de Fontes Renováveis de Energia por meio de Conversores Eletrônicos de Potência – Projeto multi-institucional, sendo a instituição coordenadora geral a UNICAMP e em parceria com a UFC, PUC-RS e UNESP-Ilha Solteira. Este projeto aborda diversos aspectos relacionados com o aproveitamento da energia elétrica produzida por fontes renováveis, principalmente, mas não exclusivamente, eólica e fotovoltaica. São de interesse os pequenos aproveitamentos, sejam eles isolados ou conectados à rede de distribuição, uma vez aprovei que apresentam um maior interesse social. Este projeto de parceria nacional recebe apoio financeiro da CAPES. Vários resultados positivos foram obtidos com este projeto. Além de intercâmbio de cientistas e alunos, houve uma publicação conjunta de resultados da parceria.
  2. b. Produção de Energia Elétrica a partir de Fontes Renováveis de Energia e sua Integração à Rede Elétrica – O GPEC/DEE da UFC – Brasil e a Faculdade de Tecnologia da Informação e Engenharia Elétrica da Universidade de Colônia (Fachhoschule Köln) – FhK – Alemanha inicaram em 2008 um acordo de cooperação na área de produção de energia elétrica a partir das fontes renováveis de energia e sua integração à rede elétrica. Tendo sido iniciada em março de 2008, com duração de dois anos e possibilidade de renovação por mais dois, a proposta aprovada tem por objetivo técnico estabelecer uma parceria internacional e duradoura entre os cursos de graduação em engenharia elétrica da Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia e da Universidade Federal do Ceará através do intercâmbio de pesquisadores e alunos de graduação e desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa. No seu aspecto operacional há o intercâmbio por semestre de 3 alunos do curso de graduação em engenharia elétrica da UFC, com reciprocidade dos alunos da FhK e intercâmbio de dois pesquisadores por ano, por período de até dois meses, para cada universidade da parceria. A primera missão de três alunos da UFC aconteceu em setembro de 2008, com reciprocidade alemã. As missões brasileiras para a FhK são financiadas pela CAPES e as missões alemãs para UFC são financiadas pelo DAAD. Este projeto encerra-se em fevereiro de 2012, e houve intercâmbio de 23 alunos brasileiros, 19 alemães, missões de trabalho de 4 pesquisadores brasileiros e 3 alemães.

4- Concluído o primeiro projeto de desenvolvimento de conversores para LEDs de potênica, estendemos nossos trabalhos com LEDs, agora para infraestrutura de iluminação pública. Em 2009 tivemos novo projeto aprovado junto à FINEP, deste vez em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – IFCE, Campus de Sobral – CE. O projeto tem por título: Sistema Para Iluminação Pública Usando LEDs de Potência – ILUMILED e tem tem como metas : Desenvolver conversores de alto rendimento e de baixo custo para iluminação pública com LEDs de potência, o desenvolvimento de tecnlogia nacional de reatores eletrônicos para LEDs, reduzindo assim a importação destes componentes do sistema de iluminação, e aumentar a capacitação de pessoal e de laboratório das instituições envolvidas, no caso UFC (Fortaleza-CE) e IFCE(Sobral-CE), permitindo que estas instituições atuem na certificação e análise de normas e ensaios de dispositivos e equipamentos para iluminação pública. Através deste projeto oriento duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado.

5-  Dos grandes projetos, sob minha oordenação foram aprovados junto ao CNPq:

  1. a. Nova Concepção na Integração de Sistemas Fotovoltaicos Interligados à Rede Elétrica – Este projeto tem por objetivo propor um novo conceito de integração à rede elétrica de sistema fotovoltaico, em que cada módulo fotovoltaico é integrado a um conversor cc-cc de alto ganho para elevar, sem esforços de tensão nas chaves semicondutoras e sem perda de eficiência, a tensão do módulo ao valor de pico da tensão da rede. Através deste projeto oriento três dissertações de mestrado e uma tese de doutorado.
  2. b. Desenvolvimento de Técnicas para Melhoria da Controlabilidade e Suportabilidade a Faltas de Sistemas de Geração Baseados em Fontes Renováveis de Energia, Interligados e Autônomos – Este projeto tem por objetivo o estudo teórico e experimental da interação de sistemas de geração baseados em fontes renováveis de energia (células a combustível, aerogeradores e painéis fotovoltaicos) com a rede elétrica e em sistemas autônomos. Desenvolver e aperfeiçoar os conversores estáticos e seus controladores utilizados na interligação dos sistemas de energia renováveis à rede elétrica, observando-se a controlabilidade e a suportabilidade a faltas do sistema elétrico. Este projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, através do grupo de eletrônica de potência da UFU.

  Além das atividades relacionadas aos projetos de pesquisa aprovados, participei de congressos nacionais e internacionais, sempre apresentado artigos de resultados dos trabalhso sob minha orientação, participando como examinador externo e interno em bancas de dissertação de mestrado e tese de doutorado, ministrado aula nos cursos de graduaçãoo e pós-graduação em engenharia elétrica da UFC, e na qualidade de vice-coordenador participando ativamente das atividades administrativas do PPGEE.

  Considerando que um dos fatores que mostram produtividade em pesquisa é a publicação em conferências e em periódicos indexidados, neste período foram publicados os resultados de minhas atividades no estágio de pós-doutorado em Kassel – Alemanha, e de projetos de pesquisa aprovados antes de meu estágio de doutorado. Destacaria aqui as seguintes publicações:

1- High Performance Inverter For Renewable Energy Systems, publicado na revista Eletrônica de Potência da SOBRAEP, em novembro de 2007, tendo como co-autores o aluno (já doutor) Sérgio Daher e o parceiro na orientação do trabalho Prof. Jürgen Schmid.

2- Multilevel Inverter Topologies for Stand-Alone PV Systems, publicado no Transacitons on Industrial Electronics do IEEE, em abril de 2008, tendo como co-autores o aluno (já doutor) Sérgio Daher e o parceiro na orientaçào do trabalho Prof. Jürgen Schmid.

3- A Non-Isolated UPS System with 110/220V Input Output Volatge Ratings, publicado no periódico IEEE Transactions on Industrial Electronics em 2008, tendo com co-autores os colegas Carlos Gustavo Castelo Branco, Rene Pastor Bascopé e Cícero Cruz.

4- An UPS System with 110V/220V Input Voltage and High Frequency Transformer Isolation, publicado no periódico IEEE Transactions on Industrial Electronics em 2008, tendo com co-autores os colegas Carlos Gustavo Castelo Branco, Rene Pastor Bascopé e Demercil de Sousa Oliviera Jr.

  Destacaria também a conclusão de três dissertações de mestrado no PPGEE da UFC que orientei e uma no PPGEE da Uni-Kassel que co-orientei. Uma defendida em 2008 ainda com resuldados do proejto MICROSOLAR aprovado pela FINEP em 2003, que tem por título Comparação de Dois Conversores Boost para Aplicação em Carregadores de Baterias de um Sistema Fotovoltaico Autônomo Aplicando Princípios da Engenharia de Valor desenvolvida por André Santos Lima, hoje aluno de doutorado no PPGEE sob minha orientação. Uma das dissertações como resultado de trabalhos dentro do projeto de inversores de alteo desempenho aprovado no edital Universal de 2007, intitulada Uma Nova Concepção de Inversor Multinível para Aplicação em UPS desenvolvida pelo mestrando Lincoln Moura e concluída em 2009, a outa dissertação como resultado de trabalhos dentro do projeto de P&D com a empresa Eletrobrás CEPISA intulada Sistema de Conversão Fotovoltaica Para Suprimento de Energia Elétrica Para Iluminação E Alimentação De Pequenos Equipamentos Em Corente Contínua desenvolvida pelo mestrando Felinto Sérgio, e concluída em 2010. A dissertação com co-orientação é resultado de orientações dadas ainda durante meu period de pós-doutorado no IWES – Kassel Alemanha, e tem por título: Grid-connected transformerless converter for photovoltaic systems with grounded generator, desenvolvida pelo mestradno Samuel Vasconcelos Araújo, ex-bolsista de iniciação científica aqui na UFC e hoje pesquisador no Centro de Excelência em Geração distribuída da Universidade de Kassel – Alemanha.

Desde julho de 2009, por ato do Magnífico Reitor da UFC, represent a UFC na Câmara Setorial de Energia Eólica – CS-Eólica, órgão consultivo do governo do estado nas ações relacionadas à energia elócia no estado do Ceará.

Atividades de Janeiro a Dezembro de 2011

  Em março de 2011 tive minha bolsa de produtividade do CNPq renovada por mais três anos. Os trabalhos publicados em periódicos indexados desde o ano de 2008, as atividades na SOBRAEP, as dissertações orientadas e concluídas, os projetos de pesquisa com financiamento de empresas e instituições de fomento à pesquisa foram, em minha avaliação, fatores decisivos  para o sucesso da renovação.

  Em maio de 2011 assumi a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE, função que ocupo até hoje. Em setembro de 2011 encerrei meu mandato como presidente da SOBRAEP, uma função que muito me honrou, e com certeza não será esquecida.

  No ensino, em ambos os semestres de 2011 ministrei disciplinas nos cursos de gradução e pós-graduação em engenhaira elétrica da UFC.

  Na extensão, coordenei e lecionei no curso de extensão oferecido pela UFC em parceria com a empresa Ziatech em Manutenção e Operação de Parques Eólicos. Um curso de 84 horas oferecido para capacitação de profissionais que operam em parques eólicos. Este curso teve grande aceitaçõ pela comunidade técnica relacionada aos parques eólicos do Nordeste que logo houve bastante manifestação de todo Brasil em profissionais interessados em uma segunda turma.

  Participo como representante da UFC na rede SIBRATEC de Veículos Elétricos, formada pela FINEP. Esta rede tem 11 universidades e institutos de pesquisa e objetiva a prospecção de empresas brasileiras com potencial para desenvolvimento de tecnologias aplicadas a veículos elétricos.

  Nas orientações no PPGEE três dissertações foram concluídas e defendias com sucesso. Duas no tema inversores multinívies intituladas Análise e Projeto de um Conversor NPC para Interligação de Sistemas de Conversão de Energia à Rede Elétrica, defendida por Cícero Alisson dos Santos e Uma Proposta de Projeto para Inversor Multinível em Cascata Assimétrico com 63 Níveis na Tensão de Saída e Operação m Baixa Frequência defendida por Samuel Jó de Mesquita, atualmente cursando doutorado no PPGEE a UFC sob minha orientação e a terceira como resultado de trabalhos dentro do projeto de P&D com a empresa Eletrobrás Distribuição Piauí intulada Uma Nova Perspectiva de Eletrificação Rural em Corrente Contínua – Uma Experiência no Piauí, desenvolvida por Emanoel Augusto Paulo Soares, engenheiro da Eletrobrás Distribuição Piauí.

  Iniciei atividades de coordenação e pesquisa em um novo projeto aprovado pela Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa – FUNCAP, para desenvolvimento de sistema sistema de iluminação a LED alimentado por enrgia solar fotovoltaica para toldo de sombreamento. A coordenação de cinco projetos de pesquisa, todos com financiamento de empresas ou instituições como CAPES, CNPq, FINEP e FUNCAP foi uma atividade que muito requereu de minha pessoa no ano de 2011. Vários artigos para congresso foram submetidos e aprovados em conferências como COBEP, IECON, ICREPQ. Várias dissertações em processo de conclusão, e um exame de qualificação ao doutorado foram atividades do ano de 2011 que serão concluídas em 2012. Cabe destacar que em novembro de 2011 um novo prjeto de pesquisa foi aprovado pelo CNPq, dentro do Edital Universal 2011. Isto representa um crescimento em minhas atividades de pesquisa.

  Por duas vezes fui convidado pelo MCT para reuniões em Brasília com representantes de empresas do setor elétrico e fornecedores nacionais, além do MCT, para discussão de um grande tema internacional na área de engenharia elétrica: Redes Inteligentes. Como resultado destas discussões estamos, através do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE fazendo trabalho sobre o estado da arte das redes inteligentes no Brasil, com proposição de ações para o desenolvimento das redes inteligentes no Brasil.

  Ainda relativo às redes inteligentes, em associação com os professores Demercil de Sousa, Ruth Saraiva Leão e Francisco Kleber de Lima estamos criando a infra-estrutura física para criação do laboratório de redes inteligentes da UFC para o qual foi repassado pelo MCT o valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) para aquisição de equipamentos. Além do aporte do MCT há de outras verbas para financiamento do laboratório via projetos aprovados pelos professores mencionados.

  Destaco finalmente, no ano de 2011 o fato de ser o Coordenador do PPGEE e, muito me honrou ter tido a oportunidade de abrir a seção de defesa da primeira tese de doutorado do PPGEE ocorrida em 26 de agosto de 2011, defendida pelo professor do DEE da UFC e membro do GPEC Paulo Peixoto Praça sob a orientação do Prof. Luiz Henrique Silva Colado Barreto e co-orientação do Prof. Demercil de Sousa Oliveria Jr. ambos pesquisadores do GPEC.

Em junho de 2012 após concurso assumi o cargo de professor Titular, e continuei com minhas atividades de pesquisa, ensino e na adminstraçao como coordenador do PPGEE.

Agradecimento e reconhecimento de contribuições ao longo desta trajetoria

  Não poderia encerrar este memorial descritivo reconhecendo que não se pode ter um crescimento profissional sem uma trabalho coletivo com a participação de colegas professores e alunos. Muitas das atividades aqui descritas e que me deram segurança para me candidatar ao cargo de Professor Titular tiveram participação fundamental de pessoas que eu considero importante destaca-las aqui mesmo correndo o risco de deixar de mencionar nomes importantes na minha carreira profissional. Numa certa ordem cronológica das ações, gostaria de destacar a participação do Prof. Cícero Marcos Tavares Cruz nas lutas, dificuldades e divisão de tarefas na formação e estabelecimento do GPEC, a do Prof. Ricardo Silva Thé Pontes, apesar de “maquineiro” foi o 1o professor de Eletrônica de Potência do DEE, cujas ções contribuíram para determinar o espaço físico inicial do GPEC, a do Prof. Sérgio Daher, que tive a oportunidade de ter como um dos primeiros orientados de mestrado e co-orientado no doutorado, e cujas atividades como estudante e pesquisador contribuíram para o crescimento do GPEC e de muitos dos trabalhos que menciono neste memorial. Fora da UFC destaco a participação dos Professores Ivo Barbi do INEP e Henrique Carvalho Braga da Universidade Federal de Juiz de Fora pelo contato de cinco meses de trabalho conjunto e intensivo em conversores multinívies, cujo tema pesquiso até hoje. Ressalto ainda a contribuição do Prof. Edilson Mineiro Sá Junior, que tive o previlégio de ser seu orientador no mestrado no PPGEE da UFC e co-orientador no doutorado no INEP da UFSC, cujas dissertação de mestrado e tese de doutorado foram um marco em minhas atividades em conversores para sistemas de iluminação e na submissão de dois grandes projetos aprovados pela FINEP. A dos professores Demercil Sousa Oliveira Junior, René Pastor Torrico Bascopé e Carlos Gustavo Castelo Branco cujos trabalhos conjuntos foram fatores importantes para que eu voltasse a ser bolsista de produtividade do CNPq em 2007 e a da Profa. Ruth Pastôra Saraiva Leão que considero uma referência nacional quando o assunto é qualidade da energia elétrica, e parceira em publicação de dois capítulos de livros nas áreas de qualidade da energia elétrica e geração distribuída, e também pelo esforço na submissão e aprovação de projeto junto a FINEP que equipou o GPEC com uma fonte de distúrbio de 30kVA, única no Brasil, e que permitiu ampliar as fronterias nas pesquisas do grupo.

  Finalmente destacaria a contribuição de todos os demais professores do GPEC, não menciodados neste parágrafo, mas mencionado neste memorial, bem como dos alunos e técnicos que fazem o GPEC.

5.  PERSPECTIVAS FUTURAS

  Reconheço que estar no cargo de Professor Titular é uma posição de liderança, tendo, contudo a consciência que estar no cargo não implica ser lider já que uma liderança é reconhecida e não imposta. Portanto, neste carso sempre busquei: Na pesquisa, continuar na pesquisando na grande área da eletrônica de potência, com destaque para o desenvolvimento e proposição de novas topologias de conversores estáticos para infre-estrutura de produção de energia elétrica ou aplicações industriais. Continuar na busca de financiamento de projetos de pesquisa através de proposição a agências de fomento governamentais e a empresas públicas e privadas. Buscar novas áreas de pesquisa com potencial para aplicações da eletrônica de potência como por exemplo as Redes Inteligentes. Estas ações implicam em um envolvimento cada vez maior de minha pessoa no Programa de Pós-Graduação em Engenhaira Elétrica da UFC através do Grupo de Processamento de Energia e Controle.

  Buscar ampliar a internacionalização da atividades do GPEC e por extensão do PPGEE, sem deixar o esforço conjunto com a coordenação do curso de Engenharia Elétrica na continuidade das ações iniciadas em 2001 nos programas de intercâmbio internacional de alunos de graduação.

  Continuar minhas atividades com alunos de graduação tanto em sala de aula quanto na orientaçãoo de bolsistas de Iniciação Científica. Reconheço que os esforços feitos na formação dos alunos do curso de graduação é essencial ao programa de pós-graduação.

  Estar disponível a assumir posições em conselhos e órgãos que tenham relação direta com o cresimento da grande área de engenharia elétrica.

6. PRODUÇÃO CIENTÍFICA

  Considero que a produtividade em instituição de pesquisa é concretizada através de publicações dos resultados obtidos com as pesquisas desenvolvidas. Destaco a seguir as publicações de teses e dissertações e monografias orientadas e co-orientadas, as publicações em periódicos e congressos e capítulos de livros.

Teses, dissertações e Monografias.

1- Edilson Mineiro Sá Jr. Novas Topologias de Reatores Eletrônicos para LED Aplicados à Iluminação. 2010. Tese (Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Catarina.

2- Sérgio Daher. A High Efficient Multilevel Converter for Photovoltaic Applications. 2006. Tese (Doutorado) – Universität Kassel.

3- Efstratios Tapanlis. Ermittlung des Optimierungspotenzials bei PV-Diesel-Hybridsystemen durch den Einsatz von drehzahlvariablen Motorgeneratoren. 2003. Tese (Doutorado) – Universität Kassel.

4- 1. Cicero Alisson dos Santos. Análise e Projeto de um Conversor NPC para Interligação de Sistemas de Conversão de Energia à Rede Elétrica. 2011. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

5- Emanoel Augusto de Paulo Soares. Uma Nova Perspectiva de Eletrificação Rural em Corrente Contínua – Uma Experiência no Piauí. 2011. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

6- Samuel Jó de Mesquita. Uma Proposta De Projeto Para Inversor Multinível Em Cascata Assimétrico Com 63 Níveis Na Tensão De Saída E Operação Em Baixa Frequência. 2011. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica).

7- Felinto Sérgio Firmeza e Silva. Sistema De Conversão Fotovoltaica Para Suprimento De Energia Elétrica Para Iluminação E Alimentação De Pequenos Equipamentos Em Corente Contínua. 2010. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

8- Lincoln Moura de Oliveira. Uma Nova Concepção de Inversor Multinível para Aplicação em UPS. 2009. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

9- André dos Santos LIma. Comparação de Dois Conversores Boost para Aplicação em Carregadores de Baterias de um Sistema Fotovoltaico Autônomo Aplicando Princípios da Engenharia de Valor. 2008. Dissertação (Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

10- Joacillo Luz Dantas. Reciclador de Energia para Testes Burn-in em Fontes CC para Telecomunicacöes. 2006. Dissertação (Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

11- Francisco José Ponte de Aguiar. Influência da Não-Conformidade Senoidal da Tensão de Alimentação nas Perdas Magnéticas de Transformadores de Potência. 2005. Dissertação (Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

12- Edilson Mineiro Sá Junior. Sistema Fotovoltaico para Iluminação Pública no Período de alto pico de Demanda da Concessionária. 2004. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

13- Kleber Cesar Alves de Souza. Conversor CC-CA Monofásico para Interligar Painéis Fotovoltaicos ao Sistema Elétrico. 2003. Dissertação (Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

14- Reuber Saraiva Santiago. Desenvolvimento de uma UPS de 10kVA on-line Dupla Conversão. 2003. Dissertação (Curso de Pós Graduação Em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

15- Alexis Torres de Medeiros. Aproveitamento Fotovoltaico Controlado por Redes Neurais Artificiais Interligado ao Sistema Elétrico. 1998. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

16- Luis Sergio Barros Marques. Controle da Corrente de Soldagem Através de um Conversor Buck Utilizando a Técnica da Modulação por Valores Extremos. 1997. Dissertação (Curso de Pós Graduação Em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

17- Alexandre Rocha Filgueiras. Sistema Eólico Utilizando um gerador de Indução Trifásico. 1997. Dissertação (Curso de Pós Graduação Em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

18- Sérgio Daher. Um Sistema Baseado em Gerador de Indução Trifásico para Aproveitamento da Energia Eólica. 1997. Dissertação (Curso de Pós Graduação Em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

19- Daniel Xavier Gouveia. Conversor Estático Elevador para Aplicação em Sistemas Fotovoltaicos de Bombeamento dÁgua. 1996. Dissertação (Curso de Pós Graduação Em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

20- Higor José Serafim da Costau. Avaliação Do Fator De Dimensionamento Do Inversor Em Sistemas Fotovoltaicos Conectados À Rede. 2010. Curso (Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

21- Luiz Paulo Carvalho dos Santos. Conversor NPC Operando em Alta Frequência. 2010. Curso (Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

22-  Lisa Endrolath. Development of a Battery Charger for PV Systems in Rural Areas. 2009. Curso (Electric Engineering) – Fachhoschule Köln.

23- Felipe Barreto. Tecnologia de Sistemas Fotovoltaicos. 2009. Curso (Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

24- Samuel Vaconcelos Araújo. Controlador de Carga para Sistema Fotovoltaico Autônomo. 2006. Curso (Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Ceará.

25- Thosten Büllo. Conversor CC-CC de Alto Rendimento para Sistema de Purificação de Água Alimentado por Energia Solar. 2003. Curso (Graduação Em Engenharia Elétrica) – Universität Kassel.

26- Paulo Henrique Almeida Cavalcante. Diagnóstico do fator de Potência de Unidades Consumidores de Baixa Tensão em Fortaleza com Consumo Médio Mensal Inferior a 1000kWh. 2001. Monografia (Curso de Pós Graduação Em Eficiência Energética) – Universidade Federal do Ceará.

27- Eduardo Gomes de Paula. Nível de Tensão ao Longo de circuitos de Média Tensão. 2001. Monografia (Curso de Pós Graduação Em Eficiência Energética) – Universidade Federal do Ceará.

28- Raimundo Tarcísio Dias Costa Junior. Sistemas Fotovoltaicos Interligados ao Sistema Elétrico. 2001. Monografia (Curso de Pós Graduação Em Eficiência Energética) – Universidade Federal do Ceará.

29- José Vilmar Pinto de Sousa. Análise de Aproveitamento de Ar Atmosférico em processo de Climatização/Desligamento de Unidades de Refrigeração em Indústrias de Processamento Téxtil. 1999. Monografia (Curso de Especialização Em Controle e Automação In) – Universidade Federal do Ceará.

30- Fernando Lessa. Avaliação de Perdas em Conexões Elétricas. 1998. Monografia (Curso de Especialização Em Engenharia de Distribui) – Universidade Federal do Ceará.

31- Abelardo de Paula Barreto. Sistemas Eletrônicos de Alarme. 1998. Monografia (Curso de Especialização Em Engenharia de Distribui) – Universidade Federal do Ceará.

32- Fabíola Soares Fernandes. Controlador de Temperatura. 1997. Monografia (Curso de Especialização Em Controle e Automação In) – Universidade Federal do Ceará.

33- Ângelo Antônio da Silva Cavalcante. Controle Automático de Pressão em Caldeiras de Vapor. 1997. Monografia (Curso de Especialização Em Controle e Automação In) – Universidade Federal do Ceará.

34- Montini Silva Maranhão. Sistema de Controle Automático da Temperatura do LCC no Cozimento da Castanha de Caju. 1997. Monografia (Curso de Especialização Em Controle e Automação In) – Universidade Federal do Ceará.

Publicações em Periódicos Indexados e Congressos na Área.

1- SILVA, C. E. A. E., OLIVEIRA JR., D. S., Oliveira Filho, H. M., BARRETO, L. H. C., Antunes, F. L. M.A Three-phase Rectifier For Wecs With Indirect Current Control. Eletrônica de Potência (Impresso). , v.16, p.28 – 36, 2011.

2- LEÃO, R. P. S., XIMENES, Nelber, BASCOPÉ, R. P. T., Antunes, F. L. M., SAMPAIO, R. F., JANAINA,Teste e Análise De um Sistema de Acionamento para Motores de Indução Tolerante a Afundamentos De Tensão. Eletrônica de Potência (Impresso). , v.16, p.256 – 265, 2011.

3-  Oliveira, Jr., Demercil S., Reis, Mônica M., Silva, Carlos E. A., Colado Barreto, Luiz H. S., Antunes, Fernando L. M., Soares, Bruno L. A Three-Phase High-Frequency Semicontrolled Rectifier for PM WECS. IEEE Transactions on Power Electronics. , v.25, p.677 – 685, 2010.

4- SILVA, C. E. A. E., OLIVEIRA JR., D. S., Oliveira Filho, H. M., Antunes, F. L. M. Dc-ac Power Supply For Battery Based Systems. Eletrônica de Potência (Impresso). , v.15, p.255 – 262, 2010.

5- BRANCO, C. G. C., BASCOPÉ, R. P. T., CRUZ, C. M. T., Antunes, F. L. M. A Non-Isolated UPS System with 110/220V Input Output Volatge Ratings. IEEE Transactions on Industrial Electronics (1982. Print). , v.55, p.2974 – 2983, 2008.

6- BRANCO, C. G. C., BASCOPÉ, R. P. T., OLIVEIRA JR., D. S., Antunes, F. L. M.
An UPS System with 110V/220V Input Voltage and High Frequency Transformer Isolation. IEEE Transactions on Industrial Electronics. , v.55, p.2984 – 2996, 2008.

7- DAHER, S., SCHMID, J., Antunes, Fernando L. M.Multilevel Inverter Topologies for Stand-Alone PV Systems. IEEE Transactions on Industrial Electronics. , v.55, p.2703 – 2712, 2008. 8. Antunes, F. L. M., DAHER, S., SCHMID, J. High Performance Inverter For Renewable Energy Systems. Eletrônica de Potência. , v.12, p.253 – 260, 2007.

8- Antunes, F. L. M., SA JUNIOR, E. M., DAHER, S., CRUZ, C. M. T., SILVA, K. M., FILGUEIRA, A. R. PHOTOVOLTAIC SYSTEM FOR SUPPLYING PUBLIC LIGHTING AS PEAK DEMAND SHAVING. Eletrônica de Potência (Florianópolis). , v.12, p.113 – 120, 2007.

9- BASCOPÉ, R. P. T., OLIVEIRA JR., D. S., BRANCO, C. G. C., Antunes, F. L. M. A High Frequency Transformer Isolation UPS System with 110/220V Input Voltage. Eletrônica de Potência (Impresso). , v.11, p.239 – 247, 2006.

10- Antunes, F. L. M., CHEHAB NETO, A. C., CRUZ, C. M. T., SANTOS, Jancarle Laurentino dos, A Maximum Power Point Tracker For PV Systems Using A High Performance Boost Converter. Solar Energy. , v.80, p.772 – 778, 2006.

11- Antunes, F. L. M., BRANCO, C. G. C., CRUZ, C. M. T., BASCOPÉ, R. P. T. A Non-isolated Single Phase Ups Topology With 110v/220v Input Output Voltage Ratings. Eletrônica de Potência (Impresso). , v.julho, p.111 – 118, 2006.

12- Antunes, F. L. M., OLIVEIRA JR., D. S., SILVA, C. E. A. E. A Three-Phase ZVS PWM DC/DC Converter Associated with a Double-Wye Connected Rectifier, Delta Primary. IEEE Transactions on Power Electronics. , v.21, p.1684 – 1690, 2006.

13- Antunes, F. L. M., DAHER, S., LEÃO, R. P. S., BASCOPÉ, R. P. T. PROJETO E IMPLANTAÇÃO EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA DE CONVERSÃO EÓLIO-ELÉTRICA OPERANDO EM BAIXA VELOCIDADE. Eletrônica de Potência (Impresso). , v.julho, p.149 – 159, 2006.

14- Antunes, F. L. M., LEÃO, R. P. S., BRITO, C. M. C. Avaliação da Proteção do Acionamento de um Motor de Indução e de Métodos para Melhoria de sua Suportabilidade sob Afundamentos de Tensão. Eletrônica de Potência (Impresso). , v.10, p.9 – 16, 2005.

15- Antunes, F. L. M., T, C. C. M. Study of Passive Snubbers Applied to a Single-phase High Power Factor Rectifier. Ieee Latin America. , v.02, p.1 – 7, 2004.

16- Antunes, F. L. M., BRAGA, H. C., BARBI, I Application of a Generalized Current Multilevel Cell to Current Source Inverter. IEEE Transactions on Industrial Electronics. , v.46, p.31 – 38, 1999.

17- Antunes, F. L. M., KETTLEBOROUGH, J. G. Microprocessor-Based DC Motor Drive With Spill-Over Field Weakening. IEEE Transactions on Industrial Electronics. , v.38, p.469 – 475, 1991.

18- MIRANDA, P. H. A., Antunes, F. L. M., SA JUNIOR, E. M. A SWITCHED-CAPACITOR ZVS DRIVER FOR POWER LEDS In: Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência – COBEP, 2011, Natal. Anais do COBEP 2011. , 2011. v.1. p.1 – 6.

19- SANTOS, C. A., Antunes, Fernando L. M. Losses Comparison Among Carrier-Based PWM Modulation Strategies in Three- Level Neutral-Point-Clamped Inverter In: International Conference on Renewable Energies and Power Quality, 2011, Las Palmas – Espanha. ICREPQ Proceedings. , 2011. v.1. p.1 – 6.

20- POMILIO, J. A., Canesin, C.A., Antunes, F. L. M., REIS, F., L. P. Sampaio POWER ELECTRONICS COURSES FOR THE NEW PARADIGMS OF THE ELECTRICAL SYSTEM In: Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência – COBEP, 2011, Natal. Anais do COBEP 2011. , 2011. v.1. p.1 – 6.

21- MESQUITA, S. J., DAHER, S., OLIVEIRA JR., D. S., Antunes, F. L. M. computational Tool for Simulation and Design of Multilevel Inverters In: International Conference on Renewable Energies and Power Quality, 2010, Granada. ICREPQ2010 Proceedings. Granada: , 2010. v.1. p.1 – 6.

22- PIRES, F. L. C., Antunes, Fernando L. M., OLIVEIRA JR., D. S. A Neutral Point Campled Multilevel Rectifier for Grid Connected Energy Systems In: Congresso Brasileiro de Automática, 2010, Bonito – MS. Anais do XVIII CBA. , 2010. v.1. p.1583 – 1587.

23- LEÃO, R. P. S., BARBOSA, J., Lima, C.F., Antunes, F. L. M. Decentralised Energy Management System to Virtual Power Plants In: International Conference on Renewable Energies and Power Quality, 2010, Granada. ICREPQ2010 Proceedings. Granada: , 2010. v.1. p.1 – 6.

24- Carmo Jr, J. R., Antunes, Fernando L. M., Mussa, S.A., HELDWEIN, M. L.
Uma Proposta para Cálculo dos Esforços de Corrente em um Inversor Multinível Tipo NPC Baseado na Modulação POD In: Congresso Brasileiro de Automática, 2010, Bonito – MS. Anais do XVIII CBA. , 2010. v.1. p.1588 – 1594.

25- OLIVEIRA JR., D. S., BARRETO, L. H. C., Antunes, F. L. M., SILVA, M. I. B. V., QUEIROZ, D. L., GURGEL, A. R. A DCM THREE-PHASE HIGH FREQUENCY SEMI-CONTROLLED RECTIFIER FEASIBLE FOR LOW POWER WECS BASED ON A PERMANENT MAGNET GENERATOR In: 10o Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2009, Bonito – MS. Anais do COBEP. Bonito – MS: SOBRAEP, 2009. v.1. p.1193 – 1199.

26- SILVA, F. F., FREITAS, A. A., DAHER, S., XIMENES, S., SOUSA, S. K., SA JUNIOR, E. M., Antunes, Fernando L. M., CRUZ, C. M. T. High Gain dc-dc Boost Converter with a Coupling Inductor In: 10o Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2009, Bonito – MS. Anais do 10o COBEP. Bonito – MS: SOBAREP, 2009. v.1. p.487 – 492.

27- MINEIRO JR, E., POSTIGLIONE, C. S., Antunes, Fernando L. M., PERIN, A. J. Low Cost ZVC PFC Driver for Power LEDs In: Industrial Electronics Conference – IEEE, 2009, Porto. IECON 2009 Proceedings. IEEE, 2009. v.1. p.3587 – 3592.

28- SILVA, F. F., XIMENES, S., FREITAS, A. A., ENDROLATH, L., CRUZ, C. M. T., MINEIRO JR, E., SOUSA, S. K., DAHER, S., Antunes, F. L. M., SILVA FILHO, J.
PV System to Supply Lighting and Small Electronic Equipments in a off-Grid Rural School In: Rio 09 World Climate & Energy Event, 2009, Rio de Janeiro. Book of Proceddings Rio 09. Rio de Janeiro: , 2009. v.1. p.107 – 110.

29- MINEIRO JR, E., Antunes, F. L. M., PERIN, A. J. Low Cost Self-Oscillating ZVS-CV Driver for Power LEDs In: Power Electronic Especialists Conference, 2008, Rhodes Island. Proceedings of PESC 2008. Piscataway NJ EUA: IEEE, 2008. v.1. p.4196 – 4201.

30- SILVA, R. N. A. E., HENN, G., PRACA, P. P., BARRETO, L. H. C., OLIVEIRA JR., D. S., Antunes, F. L. M. Soft-switching interleaved boost converter with high voltage gain In: Power Electronic Specialists Conference, 2008, Rhodes Island – Grécia. Proceesdings of PESC 2008. Atenas: IEEE, 2008. v.1. p.4157 – 4161.

31- XIMENES, Nelber, BASCOPÉ, R. P. T., LEÃO, R. P. S., Antunes, F. L. M. A Boost Converter Design to Improve ASD Ride-through to Voltage Dip In: IASTED International Conference on Power and Energy Systems, 2007, Phuket. IASTED International Conference on Power and Energy Systems – AsiaPES 2007. , 2007.

32- XIMENES, Nelber, BASCOPÉ, R. P. T., LEÃO, R. P. S., Antunes, F. L. M.
A BOOST CONVERTER TO IMPROVE THE LOW VOLTAGE RIDE-THROUGH CAPABILITY OF AN ADJUSTABLE SPEED DRIVE In: IX Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2007, Blumenau. Anais do COBEP 2007. , 2007. p.448 – 453.

33- LEÃO, R. P. S., DEGNER, T., Antunes, F. L. M. An Overview on the Integration of Large-Scale Wind Power Into the Electric Power System In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON RENEWABLE ENERGIES AND POWER QUALITY (ICREPQ’07), 2007, Sevilla. Proceedings records of the ICREP07. , 2007.

34- ARAUJO, S. V., Antunes, F. L. M., SAHAN, B., ENGLER, A.
ANALYSIS AND DESIGN OF A LCL-FILTER FOR A NPC INVERTER IN OFFSHORE WIND POWER CONVERSION SYSTEM In: IX Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2007, Blumenau – SC. Anais do COBEP 2007. , 2007. p.301 – 306.

35- ARAUJO, S. V., BASCOPÉ, R. P. T., BASCOPE, G. V. T., BRANCO, C. G. C., OLIVEIRA JR., D. S., Antunes, F. L. M. ANALYSIS, DESIGN, AND IMPLEMENTATION OF A GENERAL HIGH STEP-UP DC-DC CONVERTER In: IX Congresso Brasileiro de Eletrônica de Pot6encia, 2007, Blumenau – SC. Anais do COBEP 2007. , 2007. v.1. p.569 – 573.

36- DAHER, S., SCHMID, J., Antunes, F. L. M. Current Demand of High Performance Inverters for Renewable Energy Systems In: 12th European Conference on Power Electronics and Applications, 2007, Aalborg. EPE Proceedings Records. Aalborg: IEEE Catalog 07EX1656C, 2007. v.1. p.P1 – p10.

37- SAHAN, B., Antunes, F. L. M., ARAUJO, S. V., ENGLER, A. Design and Benchmark of a Multilevel Converter for Large-Scale Wind Power Systems In: European Wind Energy Conference, 2007, Milão. Proceeding Records of the EWEC. , 2007.

38- MINEIRO JR, E., Antunes, F. L. M., PERIN, A. J. Junction Temperature Estimation for High Power Light-Emitting Diodes In: IEEE International Symposium on Industrial Electronics, 2007, Vigo. Proceedings of ISIE. Piscataway – NJ: IEEE, 2007. v.1. p.3030 – 3035.

39- MINEIRO JR, E., Antunes, F. L. M., PERIN, A. J. Leds para iluminação: Características e Normas In: III Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2007, Vitória. Anais do III CBEE. , 2007. v.1. p.IICBEE_MC3 1 – IICBEE_MC3.

40- DAHER, S., Antunes, F. L. M., SCHMID, J. Multilevel Topologies for Stand-Alone Renewable Energy Systems In: IX Congresso Brasileiro de eletrônica de Potência, 2007, Blumenau – SC. Anais do COBEP 2007. , 2007. v.1. p.735 – 740.

41- BASCOPE, G. V. T., BASCOPÉ, R. P. T., OLIVEIRA JR., D. S., Antunes, F. L. M., ARAUJO, S. V., BRANCO, C. G. C. A Generalized High Voltage Gain Boost Converter Based on Three-State Switching Cell In: The 32nd Annual Conference of the IEEE Industrial Electronics Society, 2006, Paris. Proceedings of the IECON 2006. Paris: IEEE, 2006. v.1. p.1927 – 1932.

42- Antunes, F. L. M., BRANCO, C. G. C., OLIVEIRA JR., D. S., CRUZ, C. M. T., BASCOPÉ, R. P. T. A High Frequency Transformer Isolation 110V/220V Input Voltage UPS System In: Applied Power Electronics Conference, 2006, Dallas. APEC 2006 Records. , 2006. p.262 – 268.

43- BASCOPE, G. V. T., BASCOPÉ, R. P. T., OLIVEIRA JR., D. S., ARAUJO, S. V., Antunes, F. L. M., BRANCO, C. G. C. A High Step-Up DC-DC Converter Based on Three-State Switching Cell In: IEEE – ISIE, Montreal. IEEE – ISIE Proceedings. Montreal: IEEE, 2006. v.1. p.998 – 1003.

44- Antunes, F. L. M., OLIVEIRA JR., D. S., BRANCO, C. G. C., BASCOPÉ, R. P. T., BARRETO, L. H. C. A Transformerless Single Phase On-Line UPS with 110V/220V Input Output Voltage In: Applied Power Electronics Conference, 2006, Dallas. APEC 2006 Records. IEEE, 2006. p.348 – 354.

45- PROENCA, B. A., Antunes, F. L. M., LEÃO, R. P. S., Bukvic-Schäfer, A.S.
LabVIEW-Based Simulation Tool for Photovoltaic Systems In: 3rd European Conference on PV-Hybrid and Mini-Grid, Aix en Provence. proceedings of the 3rd European Conference on PV-Hybrid and Mini-Grid. Regensburg: OTTI, 2006. v.1. p.188 – 199.

46-  ARAUJO, S. V., Antunes, F. L. M., BASCOPÉ, R. P. T.
Microcontrolled Battery Charger for PV Systems Using Modified Boost Converter with Autotransformer and Three State Commutation Cell In: 3rd European Conference on PV-Hybrid and Mini-Grid, Aix en Provence. Proceedings of the 3rd European Conference on PV-Hybrid and Mini-Grid. Regensburg – Germany: OTTI, 2006. v.1. p.162 – 167.

47- Antunes, F. L. M., BRANCO, C. G. C., CRUZ, C. M. T., BASCOPÉ, R. P. T.
A Non-isolated Single Phase On-line Ups With Universal Input Output Voltage In: Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2005, Recife – PE. Proceedings do COBEP2005. , 2005. v.Único. p.457 – 462.

48- Antunes, F. L. M., CRUZ, C. M. T., BRANCO, C. G. C., BASCOPÉ, R. P. T.
A Non-Isolated UPS Topology with 110V/220V Input Output Voltage In: Conference of the IEEE Industrial Electronics Society, 2005, Raleigh NC. IECON 2005 Records. IEEE, 2005. p.930 – 935.

49- Antunes, F. L. M., BRANCO, C. G. C., OLIVEIRA JR., D. S., BASCOPÉ, R. P. T.
A Pfc Pre-regulator With 110v/220 Unidirectional Three Phase High Power Factor Hybrid Rectifierv Input Voltage, And High Frequency Isolation For Ups Applications In: Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2005, Recife. Proceedings do COBEP 2005. , 2005. v.Único. p.8 – 13.

50- Antunes, F. L. M., OLIVEIRA JR., D. S., BRANCO, C. G. C., BASCOPÉ, R. P. T.
A PFC Pre-regulator with 110V/220V Input Voltage and High Frequency Isolation for In: IEEE Industrial Electronics Conference, 2005, Raleigh. IECON 2005 Records. IEEE, 2005. p.936 – 941.

51- Antunes, F. L. M., OLIVEIRA JR., D. S. A Three-phase Zvs Pwm Dc/dc Converter Associated With A Double-wye Connected Rectifier, Delta Primary In: Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2005, Recife. Proceedings do COBEP2005. , 2005. v.Único. p.520 – 525.

52- Antunes, F. L. M., SCHMID, J., DAHER, S. Design And Implementation Of An Asymmetrical Multilevel Inverter For Renewable Energy Systems In: Oitavo Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2005, Recife. Proceedings of the 8th COBEP. , 2005. v.Único. p.199 – 204.

53- Antunes, F. L. M., AGUIAR, F. J. P. Influência da Não Conformidade Senoidal da Tensão de Suprimento nas Perdas em Vazio de Transformadores de Potência In: VI Seminário Brasileiro Sobre Qualidade de Energia Elétrica, 2005, Belém – PA. Anais do VI SBQEE. , 2005. v.1. p.1 – 6.

54- Antunes, F. L. M., PERIN, A. J., SA JUNIOR, E. M., MARQUES, L. S. B.
Step Down Current Controlled Dc-dc Converter to Drive a High Power Led Matrix Employed in an Automotive Headlight In: Oitavo Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2005, Recife. Proceedings of the 8th COBEP. , 2005. v.Único. p.474 – 478.

55- Antunes, F. L. M., CRUZ, C. M. T., LIMA, F. K. A Family of Turn-on and Turn-off Non-dissipative Passive Snubbers for Soft-Switching Single-Phase Rectifier With Reduced Conduction Losses In: Power Electronics Specialist Conference, 2004, Aachen. Proceedings of the Power Electronics Specialist Conference. , 2004. v.I. p.1 – 6.

56- Antunes, F. L. M., SANTOS, Jancarle Laurentino dos, CHEHAB NETO, A. C.
A Maximum Power Point Tracker for PV Systems With a High Performance Boost Converter In: Congresso Brasileiro de Automática, 2004, Gramado – RS. Anais do Congresso Brasileiro de Automática. , 2004.

57- Antunes, F. L. M., BARBI, I., BASCOPÉ, R. P. T. Optimized Double ZVS-PWM Active-Clamping Forward Converter with Inputs Connected in Series and Parallel In: 35th Power Electronics Specialists Conference, 2004, Aachen. Proceedings of the 35th Power Electronics Specialists Conference. Aachen: IEEE, 2004. v.1.

58- Antunes, F. L. M., CRUZ, C. M. T., DAHER, S., SA JUNIOR, E. M. Photovoltaic System for Supplying Energy to Public Illumination during High Peak Demand In: Applied Power electronics Conference, 2004, Anaheim – Califórnia – EUA. Proceeding od APEC 2004. IEEE, 2004. v.03. p.1501 – 1506.

59- Antunes, F. L. M., DANTAS, J. L., LIMA, F. K. Reciclador de Energia de Alta Eficiência para Teste de Burn-in em Fontes CC de Aplicações em Telecomunicações In: Congresso Brasileiro de Automática, 2004, Gramado -RS. Anais do Congresso Brasileiro de Automática. , 2004.

60- Antunes, F. L. M., KININGER, F., STADLER, I., TAPANLIS, E. Use of variable-speed diesel gensets for the reduction of the specific cost of autonomous Photovoltaic-Diesel-Hybrid systems In: 19th European Photovoltaic Solar Energy, 2004, Paris. Proceedings of the 19th European Photovoltaic Solar Energy. , 2004.

61- Antunes, F. L. M., BRANCO, C. G. C., PINHEIRO, T. M. M. A Comparative Study of Two Modulation Strategies Applied to Multilevel Inverters for Large Electric Drives In: Sétimo Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2003, Fortaleza. VII COBEP. 2003. v.01. p.444 – 449.

62- Antunes, F. L. M., CRUZ, C. M. T., LIMA, F. K. A High Efficiency Unit Power Factor Single-Phase Rectifier In: Sétimo Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2003, Fortaleza. Anais do VII COBEP. , 2003. v.01. p.891 – 896.

63- Antunes, F. L. M., SANTIAGO, Reuber Saraiva de A 10kVA UPS: Protection and Supervision Circuits and it Response to Input Voltage Disturbances In: VII Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2003, Fortaleza. Anais do VII COBEP. , 2003. v.1. p.666 – 671.

64- Antunes, F. L. M., KININGER, F., FRISCHKORN, Horst, CUNHA, S. C., KLAMMER, J. Further Development of an Batteryless Chloride Electrolysing Water Disinfection System In: 3rd World Conference on Photovoltaic Energy Conversion, 2003, Osaka. Proceedings of the 3rd World Conference on Photovoltaic Energy Conversion. 2003. v.1. p.1 – 6.

65- Antunes, F. L. M., MELO, S. G. L., DAHER, S. Geração de Energia Elétrica a Baixo Custo usando Gás Natural In: XVII Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 2003, Uberlândia. Anais do XVII SNPTEE. , 2003. v.01. p.1 – 6.

66- Antunes, F. L. M., SANTOS, Jancarle Laurentino dos Maximum Power Point Tracker for PV Systems In: RIO 3 – World Climate & Energy Event, 2003, Rio de Janeiro. Proceeding of the International Conference RIO 3. Rio de Janeiro – RJ: Imprinta Express, 2003. v.01. p.75 – 80.

67- Antunes, F. L. M., SA JUNIOR, E. M., CRUZ, C. M. T., DAHER, S. Microcomputer-Based Development Tool for Ading the Implementation of Power Electronic Converter Prototypes. In: Sétimo Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2003, Fortaleza. Anais do VII COBEP. , 2003. v.01. p.779 – 783.

68- Antunes, F. L. M., CRUZ, C. M. T., M,C, Castro Optimum Design of a DC-DC HB ZVS Asymectric PWM Converter In: Sétimo Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2003, Fortaleza. Anais do XII COBEP. , 2003. v.01. p.57 – 62.

69- Antunes, F. L. M., CRUZ, C. M. T., SA JUNIOR, E. M., DAHER, S. Power Electronics System for Solar Energy Supply of Public In: Sétimo Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2003, Fortaleza. Anais do VII COBEP. , 2003. v.01. p.1031 – 1037.

70- Antunes, F. L. M., SCHMID, J., TAPANLIS, E. Reduction of the Specific Cost of Autonomus PV-Diesel-Hybrid Systems by the Use of Variable Speed Diesel Generators In: Second European PV-Hybrid and Mini-Grid Conference, 2003, Kassel – Alemanha. Proceedings of the Second European PV-Hybrid and Mini-Grid Conference. , 2003. v.01. p.407 – 411.

71- Antunes, F. L. M., SOUZA, K. C. A., M,C, Castro. A DC/AC Converter For Single-Phase Grid-Connected Photovoltaic Systems In: Industrial Electronics Society Conference, 2002, Sevilha. IECON2002 records. , 2002. v.01. p.1 – 6.

72- Antunes, F. L. M., TORRES, A. M., T, C. C. M., SANTOS, Jancarle Laurentino dos Seguidor de Máxima Potência para Sistema Fotovoltaico In: Congresso Brasileiro de Automática, 2002, Natal – RN. Anais do XX CBA. Saão Paulo -SP: Sociedade Brasileira de Automática, 2002. v.01. p.1 – 6.

73- Antunes, F. L. M., T, C. C. M., LIMA, F. K. Unit Power Factor Single-Phase Rectifier With Reduced Conduction Loss Using a non Dissipative Snubber In: International Electronics Conference, 2002, Sevilha. IECON2002 Records. , 2002. v.01. p.1 – 6.

74- Antunes, F. L. M., SOUZA, K. C. A., DAHER, S. A Grid-Connected Single Phase PV System In: Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2001, Florianópolis. Anais do COBEP 2001. , 2001. v.01. p.01 – 06 58. Antunes, F. L. M., T, C. C. M., MARQUES, L. S. B. A 400A Buck Converter for Welding Applications In: Congreso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 2001, Florianópolis. Anais do COBEP2001. , 2001. v.01. p.01 – 06.

75- Antunes, F. L. M., SOUZA, K. C. A. Desenvolvimento de Inversor Trifásico de Baixo Custo e Alto Rendimento para Interligar Sistema Fotovoltaico ao Sistema Elétrico In: Primeiro Congresso de Inovação Tecnológica da ANEEL, 2001, Brasília. Anais do Próprio Congresso. , 2001. v.01. p.01 – 06.

76- Antunes, F. L. M., KININGER, F., FRISCHKORN, Horst Development of a Anodic Oxidation Water Desinfection System Powered by Photovoltaic Energy In: 17th European Photovoltaic Solar Energy Conference and Exhibition, 2001, Munich – Alemanha. Anais do 17th European Photovoltaic Solar Energy Conference. , 2001. v.01. p.01 – 06.

77- Antunes, F. L. M., TORRES, A. M. A Three-Phase Grid-Connected PV System In: International Conference of the Industrial Electronics – IECON – IEEE, 2000, Nagoya. Proceedings Records of the Conference. IEEE, 2000. p.723 – 728.

78- Antunes, F. L. M., SOUSA, M. Data Conditioning and Acquisition System for Electric Machines Laboratory In: Industry Appliciation Conference – INDUSCON – IEEE, 2000, Porto Alegre. Proceedings Records of the Conference. IEEE, 2000. 63. Antunes, F. L. M., LEÃO, R. Load Modeling in a Multi-frequency system using symmetric components In: International Conference Power and Energy Systems 2000, 2000, Marberlla. Proceedings Records of the Conference. IEEE, 2000.

79- Antunes, F. L. M., LEÃO, R. Unbalanced Non Linear Three-Phase Load Modeling Using Symmetric Components In: Induscon, 2000, Porto Alegre. Proceedings Records of the Conference. IEEE, 2000..

80- Antunes, F. L. M., TORRES, A. M. A DC-AC Converter with Optimized PWM Switching Strategy for Grid-Connected PV System In: COngresso Brasileiro de eletrônica de Potência, 1999, Foz do Iguaçu. Anais do COBEP99. Editora da SOBRAEP, 1999. p.346 – 349.

81- Antunes, F. L. M., DAHER, S., PONTES, R. T. A Power Converter with Novel Switching Strategy For Induction Generator Operating In Isolated System In: International Conference of the Industrial Electronics Society, 1999, San Jose – California. IECON99 Records. IEEE, 1999. v.3. p.1397 – 1402.

82- Antunes, F. L. M., MEDEIROS, A. T., REIS, F. Implementação em PIC de um Controle de Fluxo de Potência em Painéis Fotovoltaicos Baseados em Redes Neurais In: Congreso Brasileiro de Eletrônica de Potência, 1999, Foz do Iguaçu. Anais do COBEP99. Editora da SOBRAEP, 1999. v.03. p.350 – 355.

83- Antunes, F. L. M., SOUSA, A. B. Laboratório de Ensino Utilizando Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede Elétrica da Concessionária In: XXVII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – COBENGE99, 1999, Natal – RN. Anais do Cobenge 99. , 1999. v.CD.

84- Antunes, F. L. M., SOUSA, M., PONTES, R. T. Laboratório de Máquinas Elétricas Utilizando Um Sistema De Aquisição De Dados COBENGE’99 In: Congresso Barsileiro de Ensino de Engenharia, 1999, Natal – RN. Anais do COBENGE. Cobenge, 1999. p.352 – 361.

85- Antunes, F. L. M., MEDEIROS, A. A Neural Network-Based Real Time Maximum Power Tracking Controller for Grid Connected PV System In: Conference of the IEEE Industrial Electronics Society – IECON98, 1998, Aachen. IECON98 Records. Aachen – Alemanha: IEEE, 1998. p.554 – 558.

86- Antunes, F. L. M., SOUSA, M. Desenvolvimento de um Sistema para Monitoramento e Controle de Máquinas Elétricas Industriais Baseado no Microcontrolador Intel-8051 In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – COBENGE98, 1998, São Paulo. Anais do COBENGE 98. Sao Paulo – SP: ABENGE, 1998. v.CD. p.3149 – 3160.

87- Antunes, F. L. M., LIRA FILHO, F. O. Proposta de uma Sequência de Práticas para Laboratório de Eletrônica de Potência In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – COBENGE98, 1998, São Paulo. Anais do COBENGE. Sao Paulo – SP: ABENGE, 1998. v.CD. p.2435 – 2444.

88- Antunes, F. L. M., MEDEIROS, A. Utilização de um Controlador baseado em Redes Neurais para rastrear o ponto de potência máxima de um Sistema Fotovoltaico interligado à Rede Elétrica da Concessionária In: Congresso Brasileiro de Automatica – CBA98, 1998, Uberlândia – MG. Anais do CBA98. Uberlandia – MG: Sociedade Brasileira de Automática, 1998. v.V. p.1843 – 1847.

89- Antunes, F. L. M., DAHER, S., PONTES, R. T. A Static Exciter/Battery Charger For Induction Generator Operating In Isolated System In: Congresso Brasileiro de Eletronica de Potencia – COBEP97, 1997, Belo Horizonte. Anais do COBEP97. Belo Horizonte – MG: SOBRAEP, 1997. p.269 – 274.

90- Antunes, F. L. M., MARQUES, S., Farias, J, T, C. C. M. High Power Converter With Hysteretic Current Control For Welding Applications In: Conference of the IEEE Industrial Electronics Society – IECON97, 1997, New Orleans. IECON Records. New Orleans – EUA: IEEE, 1997. p.676 – 681.

91- Antunes, F. L. M., REIS, F., LIRA FILHO, F. O., UCEDA, J. Influence of the Control method in the PFP Converter Size In: Conference of the IEEE Industrial Electronics Society – IECON97, 1997, Guimarães. ISIE97 Records. Guimarães – EUA: IEEE, 1997. p.365 – 370.

92- Antunes, F. L. M., REIS, F., LIRA FILHO, F. O., UCEDA, J. PFP Size Evaluation In: Conference of the IEEE Industrial Electronics Society – IECON97, 1997, New Orleans. IECON97 Records. New Orleans – EUA: IEEE, 1997. p.866 – 871.

93- Antunes, F. L. M., DAHER, S., LEÃO, R., PONTES, R. T. Um Inversor Fonte De Corrente Multinivel Para Interconexão De Uma Bobina Supercondutora Ao Sistema Elétrico In: Seminario Brasileiro sobre Qualidade de Energia Eletrica – SBQEE, 1997, São Lourenço. Anais do SBQEE – CD. Sao Lourenço – MG: Sociedade Brasileira de Qualidade de Energiaa, 1997.

94- Antunes, F. L. M., LIMA, A. S., T, C. C. M. A New Low Cost ac-dc Converter with High Input Power Factor In: Conference of the IEEE Industrial Electronics Society IECON96 s, 1996, Taipei. IECON Records. Taipei – Taiwan: IEEE, 1996. p.1808 – 1813.

95- Antunes, F. L. M., CAVALCANTE, A. W. Desenvolvimento de um Sistema para Monitoramento e Controle de Máquinas Elétricas Baseado no Microcontrolador 8051 In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia COBENGE96, 1996, Manaus – AM. Anais do COBENGE. Manaus – AM: COBENGE, 1996.

96- Antunes, F. L. M., DAHER, S. Multilevel Current Source Inverters – The Switching Control Strategy For High Power Application In: Conference of the IEEE Industrial Electronics Society – IECON96, 1996, Taipei. IECON Records. Taipei – Taiwan: IEEE, 1996. p.1752 – 1757.

97- Antunes, F. L. M., DAHER, S., PONTES, R. T.O Problema do Contre de Inversores Multiníveis em Corrente In: Congresso Brasileiro de Automatica – CBA96, 1996, São Paulo. Anais do CBA. São Paulo – SP: SBA, 1996. p.423 – 428.

Capítulo de Livros Publicados

1-  LEÃO, R. P. S., XIMENES, Nelber, SAMPAIO, R. F., Barroso, G. C, Antunes, F. L. M., JANAINA, ANTUNES, Fernando Luiz Marcelo . Numerical In: Power Quality.1 ed.Rijeka : InTech, 2011, p. 213-236.

2- ZACHARIAS, P., Antunes, F. L. M., ARAUJO, S. V., DAHER, S., DEGNER, T., LEÃO, R. P. S., SCHMID, J., SAHAN, B., ENGLER, A., BÜLLO, Thorsten, KLEINKAUF, W.
Systems for DC/AC Conversion In: Use od Electronic-Based Power Conversion for Distributied and Renewable Energy Sources.03 ed.Magdeburg – Alemanha : Copyright by ISET Kassel – Germany, 2008, v.1, p. 1-685.


7. FORMAÇÃO E CARREIRA UNIVERSITÁRIA

7.1. Títulos Acadêmicos

1. Engenheiro eletricista pela Universidade Federal do Ceará, 1978.

2. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, 1983.

3. Mestre em Engeharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Pualo – USP, 1980.

4. Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidde de Tecnologia de Loughborough – Inglaterra, 1991.

7.2. Carreira Universitária

1. Professor Colaborador da UFC, No Departamento de Termodinâmica e Eletrotécnica de 1979 a 1981.

2.    Professor Assistente da UFC, No Departamento de Termodinâmica e Eletrotécnica de 1981 a 1983.

3.    Professor Assistente da UFC, No Departamento de Engenhaira Elétrica de 1983 a 1985.

4.    Professor Adjunto da UFC, No Departamento de Engenhaira Elétrica de 1985 a 2006

5.    Professor Associado da UFC, No Departamento de Engenhaira Elétrica de 2006 até a presente data.

 

Foto Pra CV antunes marco 2015-h150Fernando Luiz Marcelo Antunes

Prof. Titular do Departamento de Engenharia Elétrica – UFC