Prof. Leonardo Moreira, Instituto UFC-Virtual

Breviário: Fale-nos um pouco sobre você: seu background acadêmico, interesses de pesquisa, responsabilidades atuais na UFC.

prof. Leo moreira-h150Leonardo Moreira: Sou Bacharel em Informática pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Meus interesses de pesquisas são: Bancos de Dados, Sistemas Distribuídos, Linguagens de Programação e Educação a Distância. Atualmente ocupo o cargo de Professor Assistente I na Universidade Federal do Ceará, lotado no Instituto Universidade Virtual. Atuando, como docente, no Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais e nos cursos semipresenciais da UFC.

B: O que lhe trouxe para a sua área profissional? E como decidiu lecionar na UFC?

LM: Durante minha graduação tive a oportunidade de ter experiência na pesquisa e estagiar como programador em duas empresas. Eu me interessei mais pela pesquisa e docência pelo fato de ser uma área mais dinâmica e interativa. Como docentes, estamos constantemente aprendendo novos conhecimentos, atualizando-nos e interagindo com diversas pessoas da área. Concluí meu mestrado na UFC e durante minha trajetória de pós-graduação me senti bastante acolhido nesta “casa”. Por isso, decidi ingressar na UFC e continuar aprendendo, colaborando para o crescimento desta instituição.

B: Quais os desafios em sua atuação docente na UFC?

LM: O principal desafio do docente, em geral, é facilitar o aprendizado do aluno. Minha área de conhecimento está em constante atualização. Então, como docente, devo estar constantemente acompanhando esta evolução e apresentar o conhecimento da forma mais adequada, com qualidade e praticidade.

B: O que mais lhe alegra em seu papel como professor?

LM: É muito gratificante ver os bons resultados alcançados pelos alunos durante as avaliações nas disciplinas e perceber que os alunos sentem a praticidade e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos.

B: Qual sua opinião sobre o CASa? Qual a importância da formação docente para o professor recém chegado à UFC?

LM: Foi na UFC que eu tive minha primeira experiência de ministrar uma disciplina minha. Já tinha experiência auxiliando outros professores. Neste caso, o Projeto CASa vem me ajudando com a oportunidade de assistir as opiniões de professores que são mentores em docência. Eu acredito que a divulgação desses casos de sucesso na prática docente ajuda aos novos professores que estão ingressando nesta “casa”.

B: Para além da vida no campus, quais são seus outros interesses, hobbies etc?

LM: A computação é uma paixão para mim. Nas minhas horas de lazer, eu procuro desenvolver minhas pesquisas pessoais e automatizar alguns processos que possam simplificar minha vida pessoal e profissional. Também sou apaixonado por cinema.

Entrevista realizada na data 09/05/2012 para coluna Spotlight do Breviário da CASa.