CASa entrevista o Prof. Diego Rodrigues do Curso de Biologia da UFC, vencedor do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques.

foto 3

1 – Há quanto tempo você trabalha com a docência? Que pessoas mais lhe influenciaram a seguir essa carreira?

Eu sou professor há cinco anos, um ano e meio no ensino superior e o restante no ensino básico.  As principais pessoas que me influenciaram foram meus professores da universidade, em especial a Professora Raquel Crosara nos estágios supervisionados e no PIBID- Biologia, e o Professor Jorge Botero da Monitoria de Ecologia.

2 – Conte-nos mais sobre o Projeto IPECrianças. Como surgiu, quanto tempo durou, quantas pessoas se envolveram e que materiais foram produzidos a partir desse projeto?

A ideia da revista foi criada quando eu assumi a disciplina Instrumentalização para o Estudo da Ciência I (IPEC I). A professora Raquel Crosara pedia para os alunos produzirem textos de divulgação científica. Após eu passar no concurso e assumir a disciplina, eu achei que era uma atividade interessante e adaptei para que o público pudesse ser atingido.

A IPECrianças continua, se tornou uma atividade da disciplina. Ao todo, participaram 80 alunos de primeiro semestre desde 2013 e 10 monitores do Laboratório de Ensino de Biologia que nos auxiliaram na atividade. Nós estamos produzindo a próxima edição da revista.

3 – O que representou para você ganhar o Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques? Qual a importância desse prêmio para a UFC?

O prêmio é importante para mim, pois eu sou professor substituto e estou terminando meu contrato em dezembro deste ano, assim é o reconhecimento do que eu fiz e é estímulo para minha formação como educador, já que entrei há pouco tempo na pós-graduação em Educação (UFC). No trabalho premiado está descrito as experiências vivenciadas na disciplina, entre elas a revista, projetos, dinâmicas, avaliações,  discussões e mediações pelo facebook.   A revista e os projetos dos alunos são consequências do que estava sendo realizado na disciplina e principalmente do esforço coletivo para sua produção.

O prêmio é importante para o Departamento de Biologia, pois evidencia as práticas construídas na disciplina Instrumentalização para o Estudo da Ciência I e também dá visibilidade às atividades desenvolvidas na Licenciatura e Bacharelado do Departamento de Biologia da UFC, pois mostra os projetos inovadores dos alunos desenvolvidos já no primeiro semestre do curso. Entre os projetos inovadores quatro trabalhos foram apresentados nos Encontros Universitários da UFC e um foi apresentado no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO-2014) na USP, que será publicado como artigo pelo referido evento. As atividades com projetos e propostas mais lúdicas são comuns nas disciplinas do curso de Ciências Biológicas da UFC, assim esta premiação também é o reconhecimento de um programa curricular e das praticas formativas do curso.

4 – Quais são os principais resultados desse projeto?

• Estímulo à autonomia e autoria dos alunos do 1º semestre;
  • O desenvolvimento de uma prática educativa para o público infantil;
  • O desenvolvimento de pesquisas que foram apresentadas nos Encontros Universitários da UFC e no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO-2014);
  • O uso da internet e de tecnologias que descentralizam a divulgação científica e inovam ao relacionar meios de comunicação e educação científica sobre temas pouco trabalhados pela mídia.

5 – Você planeja desenvolver projetos parecidos ou iguais a esse daqui pra frente? Se sim, conte-nos mais sobre eles.

No momento estamos divulgando as atividades e amadurecendo as ideias, temos alguns alunos que construíram projetos que podem se transformar em atividade de extensão, em especial o projeto que faz a divulgação científica nos ônibus internos do Campus do Pici. Pretendemos oferecer certificados aos autores da revista virtual infantil e divulgá-la.

Entrevista de Paulo Yan
Bolsista CASa 2014