EXPERIÊNCIAS NA MELHORIA PEDAGÓGICA DE DISCIPLINAS DOS PRIMEIROS SEMESTRES DE ENGENHARIA

Francisco Rafael Marques LimaFrancisco Rafael Marques Lima

Meu nome é Rafael Lima e sou professor do curso de Engenharia da Computação no campus Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2010. Fui aluno na UFC desde o início da graduação em 2001 à conclusão do doutorado em 2012. Sou responsável principalmente por disciplinas direcionadas ao estudo das telecomunicações. Relato a seguir experiências e estratégias que foram desenvolvidas em conjunto com bolsistas de monitoria para reverter as dificuldades identificadas nos alunos ingressantes em engenharia.

Desde 2011 sou orientador de bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PID) da UFC. Esse programa tem como objetivo principal melhorar a qualidade do ensino nos cursos de graduação de nossa universidade e, ao mesmo tempo, incentivar os bolsistas o interesse pela carreira docente e políticas institucionais. Os bolsistas de PID que tenho trabalhado desenvolvem atividades para as disciplinas de Introdução à Engenharia e Probabilidade e Estatística, que são do primeiro e segundo semestres do curso de graduação, respectivamente.

O objetivo da disciplina de Introdução à Engenharia é essencialmente apresentar o curso e a universidade aos alunos ingressantes em engenharia. Essa disciplina possui uma ementa geral e flexível permitindo, portanto, desde a apresentação de princípios de pesquisa científica à apresentação de palestras dos professores do curso.

Logo que comecei a lecionar em Sobral e tive contato com alunos de diferentes semestres, observei que havia deficiências significantes em dois aspectos: escrita técnica e uso da língua portuguesa e conhecimento em softwares matemáticos muito utilizados ao longo do curso. Desta forma, nos projetos PID de 2011, 2012 e deste ano corrente, trabalhei e trabalho com dois bolsistas em técnicas que visam corrigir essas deficiências. A metodologia consiste em aulas expositivas, assinalamento e resolução de exercícios, preparação de conteúdo digital (slides), entre outros. Quanto à escrita técnica, o foco principal é relembrar aos alunos regras simples de escrita que foram esquecidas com o tempo, assim como apresentar métodos e meios de escrever seguindo a formalidade exigida em artigos e textos científicos que exigem impessoalidade e objetividade. Quanto ao uso de softwares matemáticos, o objetivo principal é motivar os alunos ingressantes que na maioria das vezes cursam disciplinas teóricas e sentem falta de um apelo prático nos primeiros semestres. Note que o uso de softwares matemáticos logo no primeiro semestre facilita a obsorção de conceitos abstratos vistos em disciplinas fundamentais concomitantes como Cálculo e Física.

O trabalho desenvolvido desde 2012 na disciplina de Probabilidade e Estatística tem um foco diferente. Probabilidade e Estatística é uma disciplina que fornece técnicas e ferramentas para o tratamento de fenômenos aleatórios que são de suma importância na resolução de problemas em engenharia. Entretanto, contrastando com a relevância que essa disciplina possui em engenharia, muitos estudantes não reconhecem a importância desta área do conhecimento. Muitas vezes, matriculados em cinco ou seis outras disciplinas no semestre, os graduandos se tornam desmotivados o que compromete seu rendimento final. De forma a reverter esse quadro, duas novas estratégias didático-pedagógicas foram propostas: contextualização dos problemas apresentados em sala de aula na área de engenharia e em situações reais do dia-a-dia, e uso frequente do computador como uma ferramenta de função primordial no processo de aprendizado. Desta forma, aliado aos conceitos teóricos e muitas vezes abstratos apresentados em sala de aula, eu juntamente com o bolsista, apresentamos experimentos estatísticos realizados no computador assim como aplicações diretas em engenharia.

Resultados definitivos dessas estratégias ainda não podem ser obtidos devido ao pouco tempo de implantação. Contudo, podemos observar nas aulas uma maior motivação dos alunos dos primeiros semestres e esperamos que essa maior vontade possa se quantificar em números que expressem maiores notas e uma menor taxa de evasão no curso. Esperamos também estar contribuindo para o desenvolvimento do nosso país com a formação de engenheiros mais competentes. Além desses aspectos, essas experiências têm me proporcionado a oportunidade de desenvolver nos bolsistas habilidades e talentos na área da docência. Em minha visão docente atual, considero que essa seria uma experiência que gostaria de ter vivenciado durante minha graduação.