O essencial da Docência na UFC

Thuany Ribeiro – estudante de Ciências Sociais da UFC- Bolsista CASa

Apesar do pouco tempo dentro da universidade, percebi que é essencial para o aprendizado não só ter professores formados e especializados em sua área de atuação, mas também que eles saibam transmitir os conteúdos aos seus alunos da forma mais clara e didática possível. Pensando sobre isso, gostaria de destacar aqui uma experiência vivida em sala de aula.

Os cursos da área de humanas apresentam um desafio a mais para os professores: o de transmitir muita teoria, tentando não torná-la cansativa nem distante demais da realidade prática. Nesse sentido, tive um professor no início do semestre que coseguiu realizar o desafio acima através de uma impressionante metodologia. Tratava-se de nunca deixar as aulas “paradas”. Em um aula tinha-se a discussão dos textos, em outra um seminário, em outra um filme ou uma resenha. Apesar de parecer simples, essa forma de abordagem deixava os alunos bem mais motivados a irem pra sala de aula, pois cada aula era algo novo. O professor sabia bem utilizar diferentes mídias para a transmissão do conteúdo e insistia sempre que as disciplinas teóricas não precisam se limitar a textos.

E o interessante disso tudo foi o impacto causado em mim, pois quando entrei para o curso já tinha uma disciplina de minha preferência e ao terminar o semestre fui felizmente surpreendida, sua disciplina me conquistou totalmente.