Acredito que o bom relacionamento entre professores e alunos aumenta a aprendizagem e o interesse de toda a turma. Para isso é imprescindível que o professor seja aberto ao diálogo. Uma disciplina ministrada como uma ‘ditadura’ onde o mais ‘poderoso’ deve ser ouvido e obedecido sempre diminui, e muito, o interesse de todos pela matéria dada. Conheço inúmeros exemplos de pessoas que criaram muita expectativa a respeito de uma cadeira por ser a área que mais lhe interessava e a forma como ela era conduzida fez com que o aluno mudasse completamente a área de atuação desejada.

O professor deve ter o controle da aula e a última palavra tem que ser a dele. Os alunos devem respeito à experiência e aos estudos realizados pelo professor, mas acredito que um consenso, na maioria das vezes, resolve muitos dos embates que acontecem em salas de aula.

As partes precisam entender o lado do outro. Se o professor falta os alunos não admitem, reclamam. Se o aluno chega atrasado o professor não gosta, reclama. Imprevistos acontecem na vida de todos e eles devem ser compreendidos.

O principal ponto que destaco para que, na minha opinião, a docência siga por uma trilha mais ‘saudável’, é que os professores levem em consideração o que os alunos têm para dizer e que estejam dispostos a tentar uma mudança, caso ela seja realmente necessária. Quando mais de um aluno se queixa de uma mesma coisa, provavelmente, ela não está correta ou não está sendo executada da melhor forma. O professor ao ouvir essas questões pode melhorar o processo de aprendizagem da turma.

Liana Ibiapina Beviláqua – Estudante de Publicidade e Propaganda – UFC / Bolsista CASa