Estudo Errado – Gabriel, o Pensador.

A música conta a história de Juquinha, um estudante que discorda do o sistema educacional em vigor. Acreditando que a escola é uma preparação para a vida, Juquinha cobra aulas com assuntos mais interessantes e úteis. Há uma reflexão quanto à participação dos alunos em sala de aula e do professor no processo de formação desses estudantes: “Eu tô aqui pra quê? Será que é pra aprender ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?”

A maneira nada dinâmica que muitos professores conduzem suas aulas, o método decoreba, infelizmente, acaba sendo o utilizado pelos alunos para conseguir boas notas nas avaliações.

“Quase tudo que aprendi amanhã já esqueci. Decorei, copiei, memorizei mas não entendi. Decoreba: esse é o método de ensino. Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino. Não aprendo as causas e consequência, só decoro os fatos.”

Apesar do interesse claro que Juquinha tem de aprender, a escola não ensina o que ele gostaria de saber.

“Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste: o que é corrupção, pra que serve um deputado…não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso ou que a minhoca é hermafrodita ou sobre a tênia solitária, não me faça decorar as capitanias hereditárias”.

A canção vale para a reflexão de como a melhora na forma de ensino e uma reestruturação do currículo dado nas escolas pode incentivar os alunos.