Desenvolvimento gráfico do Selo de 60 anos UFC

As atividades práticas, externas à sala de aula, têm grande importância na formação técnica dos alunos. Além de valorizar a profissão, apresenta-se como uma oportunidade para aplicar diversas metodologias de projeto e de aprendizado a cada etapa do desenvolvimento do produto. Quando trazemos problemas reais, em que o designer pode colocar seu saber para solucioná-lo, incentivamos o aluno a conviver com os desafios da profissão.

A atividade abaixo descrita, iniciada no ano de 2014, possibilitou um aprendizado orientado e dinâmico e, por envolver a comunidade universitária e a produção de um produto histórico, o Selo de 60 anos da UFC, gerou mais que um produto gráfico, ela, também, fortaleceu o sentimento de pertencimento à universidade por parte dos alunos e professores envolvidos. Dito isso, descreveremos abaixo o projeto de desenvolvimento gráfico desse material.

Projeto de identidade Visual – Selo de 60 anos UFC

O ano de 2015 foi marcado pela celebração dos 60 anos da Universidade Federal do Ceará. Em dezembro de 2014, foi dado início esse ano comemorativo. Como marco do sexagésimo aniversário de fundação da instituição, o curso de Design desenvolveu o selo comemorativo a pedido do então reitor, Prof. Dr. Jesualdo Pereira, e em parceria com o Memorial da UFC. A equipe de trabalho do curso de Design envolveu as professoras Dra. Camila Barros e Dra. Aléxia Brasil e os alunos Lara Machado, Leslie Possidomio, Isabelle Medeiros, Leticia Camboim, Josias Nascimento, Marcos Oliveira e André Ximenes.

Para além da expressão gráfica que representa visualmente a instituição, buscamos, com a criação do selo, promover uma identificação entre os participantes da comunidade universitária, criando um símbolo representativo do então momento que a Universidade vivia, de expansão, de desenvolvimento tecnológico, de inclusão social e de acolhimento ao diverso.  Em diálogo com alunos, professores, servidores e com o então reitor, definimos que as bases criativas do selo seriam os conceitos de diversidade e transformação, entendendo a Universidade como espaço aberto ao diverso, ao heterogêneo, e em constante renovação. “Essas características são emblemáticas na caminhada da Universidade, que se encontra em intenso processo para promover a inclusão social e metodológica, fundamental para sua expansão” (Manual de Identidade Visual do Selo de 60 anos UFC, 2014, p. 03).

Selo UFC 60 anos

Figura 01: Aplicação vertical do selo comemorativo dos 60 anos da Universidade Federal do Ceará.

O conceito de diversidade pode ser traduzido em diferentes arranjos dos elementos visuais. Nossa escolha, elegendo o numeral 60 como elemento principal do símbolo gráfico, trouxe a diversidade expressa nas cores e na a união das formas que compõem o número 60. Em sua especificidade, as três formas representam os pilares fundamentais da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. O Ensino foi expresso em azul marinho, cor que simboliza o saber. Sua forma é a base do quadrado, sugerindo o apoio à pesquisa e à extensão. A pesquisa, representada pela cor laranja, nos remete o amadurecer. A extensão foi expressa em amarelo, cor de ampla vibração e expansão luminosa. As linhas representativas ganham forma ao sair do quadrado e se prolongar para fora desse, simbolizando o espaço além da Universidade: a comunidade. Outro aspecto relevante é referente à escolha cromática, que foi retirada das paletas de cores utilizadas em peças de renda, comum no artesanato cearense.

O conceito de transformação está presente na sinuosidade do movimento das curvas fundantes do numeral 60, que, como um caminho expresso em linhas, se modifica, se transforma, sem perder a unidade. A tipografia escolhida, a geométrica Gotham[1], traz leveza e simplicidade, além de reforçar o movimento presente no símbolo.

O desenvolvimento do selo de 60 anos, foi ancorado na necessidade de fornecer unidade aos diversos eventos comemorativos, assim como os produtos resultantes desses. Entendemos que uma identidade visual se fortalece na repetição padronizada, conforme Peon(2003) “Considera-se identidade visual aquele componente de singularização visual que é formado por

um sistema expressamente enunciado, realizado voluntariamente, planejado e integrado por elementos visuais de aplicação coordenada” (PEON, 2003, p. 12). Assim, prevendo essas necessidades, desenvolvemos um manual de aplicação – Manual de Identidade Visual –, garantindo a excelência gráfica e a reprodução normatizada. Entre os produtos: materiais de papelaria, artefatos promocionais, peças expositivas e sinaléticas, compondo um manual detalhando. Destacamos aqui a bolsa criada em parceria com o artesão cearense Expedito Celeiro, produto entregue aos reitores de universidades federais.

Uma identidade visual é produto da esfera do simbólico, e como tal, é representação. Representação do que se é, ou do que se almeja ser. Os sentidos expressos no selo de 60 anos da Universidade Federal do Ceará – diversidade e transformação – promovem um ideal de universidade, o desejo de fazê-la aberta às demandas atuais, em diálogo com as comunidades interna e externa à academia. Essa atividade aqui descrita, além de ter promovido um fértil espaço de aprendizado aos alunos e aos professores, por envolver a universidade enquanto “marca”, coloca o Design como ferramenta social. Promovendo o reconhecimento para além do visual e tocando sensivelmente às pessoas, que juntas fazem esse espaço atento ao diverso e de relevante transformação que é a UFC.

Referências:

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual, Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

[1]Desenhada por Tobias Frere-Jones no ano 2000.

Profa Camila Barros

Profª Drª Camila Barros