Prof. Leonardo Monteiro, Coordenador da Ambiência Temática Cooperação e Interatividade

Breviário: Fale-nos um pouco sobre você: seu background acadêmico, interesses de pesquisa, responsabilidades atuais na UFC.

prof.leonardo-h150Leonardo Monteiro: Sou natural de Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro, me formei na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas, fui Professor Substituto na mesma instituição na disciplina em que hoje atuo – Motores e Tratores. Em 2006, fui para Botucatu no Centro-Oeste Paulista e lá fiz meu Mestrado e Doutorado em Agronomia, com área de concentração em Mecanização Agrícola. Entrei na UFC em outubro de 2010 e leciono a disciplina de Motores e Tratores para o curso de Agronomia.

Minhas linhas de pesquisa são com avaliações de máquinas agrícolas, através de ensaios dinâmicos em pista de concreto e solo agrícola. Recentemente estamos, junto com alguns alunos, trabalhando no inventário de acidentes com máquinas agrícolas. Criamos o LIMA- Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas, onde sou o coordenador. E também a linha de pesquisa sobre prevenção de acidentes e ergonomia aplicadas à agricultura, onde o foco principal é a saúde do trabalhador.

Paralelamente às atividades acadêmicas, também ocupo o cargo de Diretor de Relações Inter-sindicais da ADUFC – Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Estado do Ceará.

B: Como surgiu a ideia da Ambiência Temática 06: Cooperação e Interatividade?

LM: A idéia surgiu dos coordenadores anteriores, Prof. José Antonio Delfino e da Professora Juliana, os mesmos tinham vontade de participar de uma ambiência, mas que ela fosse mais dinâmica, onde os professores pudessem discutir assuntos referentes à docência mas também assuntos do cotidiano e que as discussões interagissem em ambas as linhas de atuação. Assim surgiu a ambiência que hoje já esta na sua segunda coordenação.

B: Quais os maiores desafios enfrentados pela AT06? E quais conquistas já foram alcançadas?

LM: No início, os maiores desafios foram: contar com a participação dos colegas, achar horários que fossem bons para todos, pois em função dos compromissos acadêmicos nosso tempo continua escasso. Nós nos reuníamos ora no Benfica, ora no Pici, mas nunca deixamos de nos reunir e fazer as discussões. A maior conquista que tivemos é que mesmo depois de finalizado o período do probatório, muitos colegas ainda freqüentam as reuniões da ambiência, isso nos mostra que a temática usada tem agregado valores importantes à nossa conduta como docente.

B: Pessoalmente, como se envolveu com a temática da Cooperação e Interatividade?

LM: O coordenador anterior é do meu departamento e quando entrei me convidou. Participei de uma reunião ainda sem ser membro efetivo da ambiência, adorei o ambiente, o convívio com os colegas de várias áreas distintas à minha formação e atuação, e isso tem contribuído para enriquecimento do meu conhecimento. Gostei tanto que hoje estou como coordenador.

B: Fale-nos um pouco de seu trabalho como docente na UFC: como decidiu lecionar na UFC; quais disciplinas ensina; o que mais lhe alegra em seu papel como docente; quais seus desafios?

LM: Quando vim pra cá, a UFC me impressionou pelo seu tamanho, e importância no cenário local e nacional. A estrutura de trabalho que encontrei foi outro fator decisivo para aqui fazer minha carreira.

Atualmente leciono uma disciplina na graduação Motores e tratores para o curso de Agronomia e duas disciplinas na Pós- graduação Ensaio de Tratores e Segurança e Ergonomia Aplicadas a Agricultura que será oferecida no próximo semestre.

Os maiores desafios são adequar o uso das máquinas agrícolas na convivência com o semi árido, nossa agricultura apresenta características muito específicas e adaptar as tecnologias e aplicá-las nas propriedades é nosso grande desafio.

B: Qual sua opinião sobre a CASa? Qual a importância da formação docente para o professor recém chegado à UFC?

LM: A CASa tem um papel fundamental na formação docente, o professor recém chegado passa a ter idéia da dimensão do universo em que ele está inserido. A CASa possibilita você conhecer a instituição, interagir com a pluralidade de conhecimentos acadêmicos gerados na UFC, através da interação entre os participantes de diversos centros, institutos e departamentos.

Entrevista realizada na data 11/04/2012 para coluna Spotlight do Breviário da CASa.