Relato de Experiência na Carreira Docente: Aula Expositiva.

aaaaaaa

Profª. Drª. Marcela de Castro Ferracioli

Professora do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES)
marcelaferracioli@gmail.com

Ingressei na Universidade Federal do Ceará (UFC) em Agosto de 2014 quando tomei posse como docente dos cursos de Educação Física no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). Dentre as diversas adaptações que passei ao longo desses anos (adaptação a uma nova cidade, a cultura nordestina e as atribuições do trabalho docente), a que mais me intrigou foi ministrar aulas para um grupo numeroso de alunos. Na minha experiência docente, até o momento, as turmas que eu havia ministrado aulas no Ensino Superior eram de, no máximo, 30 alunos e no IEFES as turmas variavam entre 40-60 alunos. Acostumada a utilizar slides para ministrar conteúdos das aulas de Aprendizagem Motora (4º semestre dos cursos de Educação Física), observei que a participação dos alunos na construção do raciocínio e da dinâmica da aula era muito limitada.

Sabe-se que o desempenho de um aluno em uma disciplina é dependente de uma série de fatores, como, por exemplo, interação aluno-professor, motivação do aluno, utilização de recursos tecnológicos e a maneira como o conteúdo e/ou tarefa é exposto (CYRINO & TORALLES-PEREIRA, 2004). Na literatura, ainda há contradição sobre a eficácia do método tradicional de aula expositiva, em que o professor discorre sobre um tema e pode usar ou não diferentes recursos para isso. Assim, tendo em vista a baixa participação dos alunos quando eu ministrava aulas apenas com utilização de slides, decidi ministrar um semestre de aula apenas com exposição dos conteúdos no quadro branco.

Dentre as diferentes mudanças que observei, a principal delas é que os alunos se dedicavam mais a prestar atenção às aulas, tendo em vista que elas não estavam mais “prontas” e “disponíveis” como são quando apresentadas em slides. Os alunos passaram a fazer mais anotações, mais perguntas e interagir mais comigo enquanto ministrava os conteúdos. Além disso, comparei o desempenho dos alunos de um semestre em que ministrei aulas apenas com exposição dos conteúdos nos slides com o desempenho dos alunos de outro semestre em que ministrei aulas apenas com exposição dos conteúdos no quadro branco. O resultado da comparação do desempenho dos alunos entre esses semestres mostrou que, apesar de não haver diferença significativa entre as notas obtidas nos mesmos processos de avaliação, a média das notas dos alunos que assistiram às aulas com exposição dos conteúdos no quadro branco foi superior à média das notas dos alunos que assistiram às aulas com exposição dos conteúdos em slides.

Com base nessa comparação, concluo que a dinâmica adotada quando da utilização do quadro branco (estimulação da escrita dos conteúdos e construção do raciocínio ao longo da aula) pode favorecer o desempenho dos alunos em vez daquela mais proposta pela utilização de slides “prontos”. Assim, mesmo sendo tradicional, a aula expositiva pode ser transformada em atividade dinâmica, participativa e estimuladora. Desde então, venho adotando cada vez mais a utilização da exposição dos conteúdos no quadro branco ao invés da utilização de slides para ministrar aulas na UFC.

Referência:

CYRINO, E. G; TORALLES-PEREIRA, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(3):780-788, mai-jun, 2004.