ILUSTRANDO O SMD: A CRIAÇÃO DE UM INFOGRÁFICO INTERATIVO PARA ORIENTAÇÃO DE FUTUROS ALUNOS

Liandro Liandro Roger Memória Machado

Em nossa prática docente no curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), observamos que muitos alunos recém-ingressos iniciam sua vida acadêmica ainda com dúvidas relevantes sobre a natureza do curso e o universo no qual ele se insere. Devido ao fato de o SMD ser um curso interdisciplinar e relativamente novo (sua primeira turma foi aberta em 2010), é esperado, de fato, que certas dúvidas ainda existam nas semanas iniciais. Entretanto, é imprescindível que os novos alunos conheçam alguns aspectos básicos antes mesmo de seu ingresso: as diferenças e semelhanças entre o SMD e outros cursos de graduação; as particularidades de sua grade curricular não-convencional; as possíveis oportunidades no mercado de trabalho. As informações disponíveis na Internet ainda não parecem suficientes para elucidar essas questões, e, muitas vezes, esse desconhecimento acaba por se transformar em frustrações e até em evasão quando certas expectativas construídas por esses jovens se desfazem.

Partindo-se da hipótese de que um maior esclarecimento prévio pode evitar esse problema, foi proposta a criação de um infográfico interativo que disponibilizasse, em uma linguagem atraente aos jovens, informações sobre alguns aspectos básicos do SMD. O infográfico seria direcionado para alunos do ensino médio e estaria disponível no site do curso, além de ser mostrado também em feiras de profissões e em palestras de orientação vocacional.

Infográficos, ou gráficos de informação, são um formato de narrativa visual de origem jornalística em que se utilizam linguagem pictórica, verbal e esquemática (TWYMAN, 1979) para narrar uma sequência de fatos, descrever um sistema complexo, estabelecer relações entre partes etc. Sua principal característica é apresentar informações de maneira facilmente acessível, visando leitura rápida e fácil compreensão, muitas vezes com quantidade de texto reduzida e uso extensivo de recursos visuais (O DIA, 1996). Os infográficos surgiram, inicialmente, na mídia impressa (jornais e revistas), mas passaram a ser utilizados em mídia digital (McADAMS, 2005) com a popularização dos computadores pessoais, incorporando recursos multimídia e interatividade, o que favorece outros modos de cognição e amplifica sua função, agregando novas possibilidades (BERTOMEU, 2010). Além do uso jornalístico, infográficos podem ser utilizados de forma bastante eficiente em processos didáticos. O infográfico, sobretudo o digital interativo, pode funcionar como uma forma de apresentação de determinados assuntos, oferecendo subsídios para um futuro aprofundamento (PESSOA, 2012).

A criação do infográfico interativo do SMD pôde ser concretizada nos anos de 2013 e 2014 graças ao suporte financeiro de bolsas estudantis da Monitoria de Projetos de Graduação da ProGrad-UFC. Ao longo dos dois anos de sua realização, o projeto contou com os alunos bolsistas Ana Carla Praciano (SMD), Lucas Mamede Barbalho (SMD), Ainara dos Santos (SMD) e Denise Pinheiro Pompeu (Design), além dos alunos voluntários Ítalo Oliveira (SMD) e Valdir Castro Júnior (SMD). O projeto foi orientado, em seus meses iniciais, pelo Prof. Glaudiney Mendonça, também coordenador do curso de SMD, e, a partir de Julho de 2013, por mim (Prof. Liandro Roger), com co-orientação da Prof.a Alexia Brasil, coordenadora do curso de Design.

A primeira fase do projeto foi a realização de uma pesquisa exploratória junto aos estudantes então recém-ingressos no SMD. Buscou-se investigar suas principais dúvidas, estimando-se que as mesmas seriam análogas às dos alunos prospectivos. Com os dados obtidos, foram organizados três tópicos principais de informação que o infográfico deveria abranger:

  • Acadêmico: informações referentes à grade curricular e aptidões relacionadas ao curso;
  • Mercado: informações relacionadas ao mercado de trabalho, áreas de atuação e perspectiva salarial;
  • Comparativo: informações sobre similaridade diferenças entre o curso de SMD e outros (especialmente Computação, Comunicação e Design).

O segundo momento do projeto, um pouco mais breve, foi voltado para estudos teóricos sobre infografia, no intuito de que os alunos envolvidos no projeto pudesse construir uma base sólida de conhecimentos que resultasse em ideias e estratégias a serem aplicadas na criação do infográfico posteriormente. Houve reuniões para discussões em grupo sobre infografia impressa e digital e estudos de referências, além de consultas a artigos científicos e livros publicados sobre o assunto.

A terceira fase do projeto, a mais extensa, tratou da criação do infográfico. O processo criativo foi iniciado com sessões de brainstorm e rascunhos, de modo a concretizar conceitos e partidos visuais a serem adotados no desenvolvimento do infográfico. Tendo em vista a forte ligação do curso de SMD com os jogos digitais, a metáfora encontrada para o conceito visual do infográfico do SMD foi a de um jogo: o usuário movimentaria um personagem através de um cenário e, com essa interação, obteria a informação procurada. Os dados que haviam sido obtidos com a pesquisa exploratória inicial resultaram na organização da interface do infográfico em três cenas: a primeira, um conjunto de ilhas marítimas que representariam a relação do SMD com outros cursos; a segunda, um oceano que ilustraria o percurso acadêmico do estudante no curso; e a terceira, um conjunto de ilhas flutuantes que representariam as possibilidades no mercado de trabalho.

Com seu conceito criativo e estrutura informacional definida, o infográfico começou a ganhar forma a partir da elaboração das ilustrações, textos e elementos de interface gráfica. Muitos experimentos foram realizados e, aos poucos, as partes foram se complementando até chegar-se a um resultado satisfatório. Observamos grande empenho por parte dos bolsistas e voluntários, de modo que o projeto tornou-se, também, um espaço para aplicação dos conhecimentos construídos nas disciplinas. Após a conclusão do projeto, o infográfico foi, no início de 2015, publicado no site do curso de Sistemas e Mídias Digitais[1], onde está disponível até hoje.

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A publicação do infográfico já supre uma lacuna na resolução do problema inicial identificado; no entanto, duas coisas ainda são essenciais para uma tomada mais efetiva de soluções para esse problema: uma avaliação do infográfico com fins de aprimoramento e sua ampla divulgação. A falta de tempo suficiente para realização dessas atividades foi uma das limitações observadas no projeto. Compreende-se, por outro lado, que tais processos são complexos por si, podendo acarretar ainda em mais um ano ou dois de pesquisa e desenvolvimento. Seu vislumbre é, portanto, um gatilho para ações futuras.

 

REFERÊNCIAS

BERTOMEU, J V C. (org.) Criação visual e multimídia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

McADAMS, M. Flash Journalism: how to create multimedia news packages. [Burlington]: Elsevier, 2005.

O DIA. Manual de redação e texto jornalístico. Rio de Janeiro: Editoria O Dia S.A., 1996.

PESSOA, A R; MAIA, G G. A infografia como recursos didático na Educação à Distância. Revista Temática. Ano VIII, n. 5, maio/2012. Disponível em: http://www.insite.pro.br/2012/Maio/infografia_educacao_distancia.pdf. Acesso em 06 fev 2016.

TWYMAN, M L. A schema for the study of graphic language. In: Processing of visible language. Paul A. Kolers, Merald E. Wrolstad & Herman Bouma (Org.). Nova York & Londres: Plenum Press, 1979.


[1] http://www.smd.virtual.ufc.br/infografico.html