OS DIVERSOS SENTIDOS DO VOCÁBULO “ACADEMIA”

O vocábulo “academia” há muito é aplicado ao ensino e às atividades universitárias. O termo não é usado à toa, possuindo vários sentidos, dentre eles:
1) Lugar aprazível e solitário em que Platão ensinava filosofia;
2) Escola de qualquer filósofo; 3) Escola de instrução superior (faculdade);
4) Instituto ou agremiação científica, literária ou artística, particular ou oficial;
5) Corporação de estudantes (exceto primários) ou membros de uma academia;
6) Casa em que se reúnem os acadêmicos;
7) Certame literário celebrado por ocasião de alguma festividade pública.

Note-se que os sentidos usualmente ligados à palavra academia têm como ponto comum a busca pelo conhecimento, a formação do profissional, a produção e a difusão de estudos científicos, literários ou artísticos.

Nos dias de hoje, entretanto, em que se cultua a estética e se enfatiza a prevenção de doenças, o termo academia passou a ser também utilizado para designar os locais onde se trabalha o corpo. E esse trabalho tem algumas características. Na academia do corpo o objetivo é trabalhar o físico de maneira sistemática. Nela está presente uma relação interpessoal de aprendizado entre aluno e instrutor onde é apreendida a forma correta de trabalhar os aparelhos e instrumentos disponíveis, usar o tempo, dosar medidas de esforço, e aplicar as espécies e objetivos de cada exercício.

A academia do corpo ainda apresenta a necessidade de presença constante, de reavaliações corporais regulares e o avanço quanto ao esforço a ser empreendido na medida em que o corpo vai apresentando evolução pela remodelagem. Há também a possibilidade de que um professor pessoal venha a dar atenção específica ao aluno, acompanhando-o e ensinando-o a trabalhar melhor seu corpo e seus aparelhos, além de ajudá-lo com recomendações quanto à alimentação. Tanto do professor pessoal quanto dos instrutores gerais se espera uma dose alta de sensibilidade para ajudar o aluno, assim como do aluno se espera grande dedicação, autocontrole e continuidade para atingir, e manter, seus objetivos.

A meta final da academia do corpo é modelar e educar a composição corporal, possibilitar uma vida atual e futura mais saudável, e melhorar a avaliação estética.

Entre a academia do corpo e a academia universitária os pontos são comuns, sendo que a grande diferença entre elas reside no objeto, pois enquanto que na primeira se prepara o corpo, na segunda se prepara o intelecto para o exercício de uma atividade profissional.

As duas possuem cognição, sendo que uma envolve o conhecimento e a satisfação das exigências do próprio corpo, visando a melhoria da saúde e da estética, e a segunda exige a retenção do aprendizado para o desenvolvimento do intelecto.

A academia universitária, para atingir seu objetivo, deve ter as mesmas características da academia do corpo, quais sejam, a sistematicidade, manuseio correto dos instrumentos, exercício constante, continuidade, finalidade e manutenção, além da presença de relações interpessoais de aprendizagem, sensibilidade de quem ensina e dedicação de quem é ensinado. Importa verificar os contornos que tais características tomam para a academia universitária.

No próximo texto serão verificadas as aplicações possíveis da academia do corpo na academia universitária.

Imagem016-150x150Prof. Ms. Michel Mascarenhas Silva

Professor da Faculdade de Direito da UFC
Departamento de Direito Processual
michelmascarenhas@ufc.br