A IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE DE COOPERAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (CASa) NA FORMAÇÃO DOCENTE DA UFC

Em meados de junho de 2013 fomos apresentados à COMUNIDADE DE COOPERAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – CASa, em reunião ocorrida na Faculdade de Direito (FADIR). Naquela oportunidade alguns professores em estágio probatório foram esclarecidos acerca das atividades realizadas no âmbito daquele organismo, que essencialmente fora concebido para colaborar na formação dos docentes da UFC, a despeito de também permitir a participação da comunidade de um modo geral.

Devo confessar que logo após o predito encontro, que como dissemos antes se prestou a detalhar o modo de atuação da CASa (encontros presenciais,  ambiências temáticas etc.), fiquei apreensivo quanto a minha efetiva participação nas referidas atividades.

Primeiramente em razão de muitos dos encontros presenciais ocorrerem no Campus do Pici, local um tanto quanto distante da FADIR, onde estou como Chefe do Departamento de Direito Público.

Além disso, pelo fato de não conhecer de que forma seriam conduzidas as diversas dinâmicas propostas pela CASa, tal desconhecimento suscitou em mim alguma desconfiança quanto aos efetivos benefícios que adviriam de eventual participação. Entretanto, após seis meses de minha primeira participação sinto-me absolutamente à vontade para testemunhar o quão foram proveitosos tais encontros para a minha formação docente.

No segundo semestre de 2013 participamos de “Encontros para formação docente”, “CASa Filosofia”, “Diálogos com a Pró-reitoria de Pesquisa e de Extensão”, “Mentores de docência”, “CASa de Ciência” e de fato em cada um destes eventos tivemos a chance de ter acesso a experiência revelada pelos expositores.

Hoje temos absoluta segurança em asseverar que o aperfeiçoamento da formação docente daqueles que ingressam nos quadros na UFC resta sobremodo facilitada com a participação nos preditos encontros.

Na “CASa Filosofia” verificamos que são discutidas intrigantes questões para fins de reflexão coletiva, tudo numa perspectiva interdisciplinar.

Já nos “Mentores de Docência” a CASa, com invulgar felicidade, permite que a comunidade testemunhe homenagens que são feitas a professores tidos como referenciais no âmbito da UFC.

E nos “encontros para formação docente” são objeto de debate aspectos teóricos e práticos os mais diversos relacionados com o ensino, cuja atualidade desperta a atenção de todos. Aqui é comum que os participantes, notadamente os professores, dividam ansiedades dos mais diferentes tipos com o expositor, o que torna dinâmica a exposição.

Diante disso, sentimo-nos animados a estimular não somente os que já são assíduos frequentadores dos eventos promovidos pela CASa, como também aqueles que ainda não prestigiaram tais encontros.

Sem a menor sombra de dúvidas, muito mais do que preencher este ou aquele requisito formal impostos aos novos docentes, o que posso atestar é que os benefícios decorrentes de tal participação em muito concorrem não só para o aperfeiçoamento profissional como também para o próprio crescimento pessoal do participante.

Então, a partir de 2014 todos à CASa!!!!

DR.CINTRA-h150Carlos César Sousa Cintra

Doutor e Mestre pela PUC-SP
Professor Adjunto da UFC
Presidente do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Direito da UFC