Iarlla Silva Ferreira

Estudante de Enfermagem/UFC  – Bolsista CASa

Para mim, a experiência mais marcante até hoje na universidade com um docente foi no 3º semestre. Pelo simples fato de a Professora ter utilizado uma metodologia de ensino-aprendizagem diferente de qualquer coisa que eu já havia visto. O nome da metodologia é Grupos Tutoriais* e eu não conhecia nem tinha ouvido falar. Entretanto, essa metodologia me atraiu de uma forma que, até hoje, a disciplina abordada é uma das minhas favoritas e uma das quais eu ainda me recordo veemente. Eu tinha grande interesse nas discussões em sala de aula e, em casa, me sentia intrigada, logo, estimulada a pesquisar e estudar para saber como terminaria aquela problematização. Posteriormente, em semestres seguintes, algumas professoras tentaram abordar a mesma metodologia, mas não aplicaram da forma correta e não deu muito certo. Pelo que os meus colegas relatam, a maioria da turma foi totalmente a favor dessa metodologia, compartilhando dos mesmos sentimentos e ideias que eu. Gostaria que essa metodologia fosse aderida em outras disciplinas, acredito que ela torna o estudo mais dinâmico e interativo, de forma que o aluno se sente estimulado a estudar fora do ambiente de sala de aula, ou seja, completando ainda mais a sua formação acadêmica. Sabendo que, os alunos se limitam ao conhecimento aprendido em sala de aula.

*A atividade pedagógica de Grupo Tutorial é baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL em inglês). Esta experiência citada refere-se à disciplina de Imunologia para o curso de Enfermagem, sendo a turma da Iarlla, a 1ª a experimentar essa atividade pedagógica – esclareceu o Prof. Luiz Carlos A. Pinto (DPML, FAMED – luizc@ufc.br).

O professor Luiz Carlos sugere a leitura de dois textos: o primeiro explica em detalhes a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, e o segundo explica a Aprendizagem em Pequenos Grupos. Ambos os textos foram elaborados pela Profa. Lília Câmara, coordenadora da disciplina de Imunologia Aplicada à Enfermagem / UFC, na qual o professor Luiz também  colabora.
A atividade de Grupo Tutorial existe como ferramenta pedagógica no curso de Medicina da UFC há 15 anos, e em 2012, estes professores iniciaram a aplicação desta metodologia no ensino de Imunologia para o curso de Enfermagem.

Textos complementares:

Aprendizagem em Pequenos grupos Clique aqui para baixar

Aprendizagem Baseada em Problemas - Clique aqui para baixar

 

Professor Luiz Carlos Albuquerque

Nome: Luiz Carlos Albuquerque Pinto
Disciplina: Imunologia
Departamento: Departamento de Patologia e Medicina Legal
Faculdade: Faculdade de Medicina 
Cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e  Odontologia