Ingressei na Universidade e, no decorrer dos semestres, fui percebendo as peculiaridades de cada um dos meus professores, percebi que as diferenças iam muito além da metodologia e didática. Cada professor leva um pouco de sua personalidade para sala de aula, leva seu posicionamento também, isso faz com que o ensino fique mais enriquecedor, e nos faz perceber, que por mais que sejam professores, são também pessoas que além de conhecimento possuem individualidade.

Não posso deixar de falar que, não só eu, mas a turma encontrou dificuldades com algumas disciplinas. Achamos que o professor tanto pode facilitar como dificultar, e já nos deparamos com alguns que tivemos dificuldades com a aprendizagem, chegando até um alto grau de reprovação. Porém como aluna, percebi que o ensino também depende e muito de nós estudante. Tenho impressão que o costume da escola chega até a Universidade. Na escola temos o hábito de ter um professor que faz quase tudo por nós, há um incentivo maior de nos ater ao ensino, enquanto que na Universidade, além de nos fazer pensar e tirar conclusões muito adiante do que é ensinado, exposto, o docente universitário tem plena consciência de que somos maduros suficientes para termos responsabilidades e vontade para estar ali, em uma instituição muito diferente da escola tradicional.

A experiência de conviver com pessoas de um imenso conhecimento são únicas, a cada semestre vejo o quanto de privilégio tenho de estar aprendendo com professores tão capacitados e dispostos a passar o máximo de conhecimento para seus alunos e respeitando nossas limitações. Há também uma grande admiração por parte de nós alunos por nossos professores, que queremos chegar onde eles chegaram e sabemos que quando chegarmos eles serão os primeiros a nos parabenizar e ficar felizes e orgulhosos por participar de nossas conquistas.

Beatriz Pinheiro

Discente do Curso de Economia da UFC