A didática dos professores da UFC, especificamente do curso da música e psicologia (pois foram os que tive um enorme prazer de aprender) do campus de Sobral, foi e ainda é um divisor de águas na minha perspectiva de como ser um bom professor. Cada professor tem suas particularidades, alguns nos instigam a fazer pesquisas para que conquistemos as respostas para algumas questões que podem ser relevantes para a nossa formação, outros nos inspiram buscando o saber a partir do que conhecemos, nos fazendo ficar cada vez mais envolvidos em meio a tantas contextualizações. Ao passo que, a cada aula, nos fazem querer ficar para aproveitar até o último segundo do que o professor tem a nos oferecer. E não podemos esquecer de citar uma minoria que nos ensina a melhor lição de todas: a de como não ser um professor.

Todas estas experiências são de muita valia. Elas nos fazem ficar mais críticos e exigentes com quem nos ensina, e mais ainda com o quê e a quem vamos ensinar. Quem não quer fazer da sua aula, a melhor aula para seus alunos? Aquela aula que envolve, empolga e que desperta em todos estas novas possibilidades de ensino e aprendizagem pode se tornar possível, e devo isto a todos os professores que me doaram um pouco da sua essência pedagógica.

Luís Fernando Madeira Carneiro

Discente do curso de Música da UFC de Sobral, Campus Mucambinho e professor de bateria e percussão da escola de música de Sobral