Proposta de formação docente: uma reflexão

 Inicialmente, é conveniente salientar que as atividades do Programa de formação docente CASa (Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa – vinculado à COFAC/PROGRAD/UFC) são obrigatórias e importantes. Obrigatórias porque são exigidas por lei federal, conforme explicitado no capítulo VI da Lei No. 12.772, de Dezembro de 2012, que trata “do estágio probatório dos servidores do plano de carreiras e cargos de magistério federal”. Assim, a obrigatoriedade de fazer estas atividades torna-se eliminatórias ou reprovativas no estágio probatório dos ingressantes que exercem cargos de magistério federal.

Ademais, como citado, as atividades da CASa são importantes, aliás muito importantes. É que em geral os ingressantes nos cargos de magistério superior, em sua maioria, provenientes de cursos superiores como Agronomia, Engenharia, Matemática, Física, Medicina, Geologia, Química, etc., ou seja, que não oferecem formação pedagógica. Conscientes deste problema e, sobretudo objetivando a melhoria do ensino, a CASa investe, através de reuniões, palestras e seminários, em atividades para auxiliar docentes em estágio probatório.

Além disso, muitos dos ingressantes não conhecem a “casa” (não confundir com CASa), onde vão exercer suas atividades docentes. Naturalmente, isto é importante e por esta razão a CASa investe, também, em atividades relativas ao Programa de Recepção de Docentes instituído pela Universidade Federal do Ceará, item importante no processo de avaliação dos docentes em estágio probatório.

Neste contexto, é importante observar que o exercício do magistério exige do docente (i) formação técnica-científica-acadêmica adequada e suficiente para o nível (graduação, mestrado e doutorado) de ensino a que o ingressante se propõe a lecionar e (ii) competência didático-pedagógica e conhecimentos (cursos) de metodologia de ensino superior, essenciais na atividade docente. Neste sentido, o objetivo é que o docente seja “completo” e, assim, não enfrentar, no futuro, o problema, dilema ou decepção de ser um docente com significativo e reconhecido conhecimento técnico-científico, mas deficiente, didaticamente.

Também, é necessário evidenciar o esforço dos dirigentes da CASa em integrar o ingressante, principalmente os “novatos”, à instituição através de seminários, palestras e reuniões em diferentes setores da instituição e, inclusive, visitas à diversos setores. Logicamente, isto é importante porque, no mundo globalizado dos nossos dias, muitos dos ingressantes vêm até de outros estados e, logicamente, não conhecem a instituição, onde vão exercer suas atividades docentes.

Os resultados da minha experiência no exercício das atividades da CASa, durante o período do meu estágio probatório, foram muito significativos. Conheci e entendi a proposta do programa; participei de excelentes atividades presenciais; locais e horários convenientes; excelentes palestrantes e apresentadores; visitei vários setores, departamentos e Pró-Reitorias da Universidade Federal do Ceará e, por fim, realizei tarefas que nunca pensei em realizá-las, mas fiquei muito feliz após realizá-las: (i) Análise dos Cursos de Aperfeiçoamento e Atualização Pedagógica para Docentes do Ensino Superior na Universidade Federal do Ceará – Blog; (ii) Experiência Docente em Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Federal do Ceará: MEMORIAL – Blog; (iii) Proposta Metodológica de Ensino de Elaboração e Avaliação de Projetos Agropecuários – Blog; (iv) Desafios, Custos e Benécias da Pós-Graduação no Exterior: Uma Experiência (vídeo); Experiência Docente em Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Federal do Ceará: MEMORIAL (vídeo – Curta Docente).

Aqui, também é necessário enfatizar o conteúdo e a qualidade das atividades presenciais apresentadas, bem como a excelente qualidade dos palestrantes, em especial o Prof. Fernando Lincoln Mattos, coordenador dos Encontros de Didática (uma das atividades da CASa).

Por oportuno, objetivando incrementar a eficiência no exercício das atividades do projeto de formação docente da CASa, gostaria de propor, como sugestão, os seguintes pontos:

(i)            Na divulgação das informações relativas às atividades a serem realizadas pelos docentes ingressantes, evidenciar a informação da obrigatoriedade legal (lei federal) dos docentes em estágio probatório de cumprí-las, porque elas são eliminatórias. Neste sentido, sugiro que as informações devem ser enviadas diretamente aos interessados e também ao Diretor do Centro e ao Chefe do Departamento, onde estão lotados os docentes, como forma de assegurar o recebimento das informações pelos interessados. Esse procedimento é de extrema importância. Eu mesmo tive problemas, pois não sabia da obrigatoriedade legal de participar das atividades de CASa. Não sei qual a razão, mas eu só soube desta responsabilidade, através de ofício, quando já estava próximo do final do período do estágio probatório;

(ii)          Sabe-se, que por lei federal, (a) professores ingressantes e que tenham experiência docente em outras instituições de ensino superior, (b) professores da própria instituição e que por razões de progressão funcional (concurso Professor Titular) e (c) professores da própria Universidade Federal do Ceará que se aposentaram e reingressam na própria instituição, são, todos, obrigados, caso sigam a legislação de estágio probatório, a participar das atividades da formação docente da CASa. Aqui, sugere-se, para aumentar a eficiência na execução das atividades, uma avaliação das atividades que já foram realizadas pelos referidos docentes (cursos de pedagogia, experiência docente e até atividades realizadas em estágios probatórios anteriores), as quais, se aprovadas, poderiam ser aproveitadas e creditadas aos docentes. Esta avaliação poderia ser realizada através da análise de um relatório, por exemplo. Trata-se, na realidade, de um procedimento semelhante ao aproveitamento de disciplinas realizadas em outras instituições, que é válido e legal.

Por fim, gostaria de agradecer a oportunidade de participar das atividades da CASa, durante meu estágio probatório, neste meu retorno à Universidade Federal do Ceará, onde, antes, fui docente por 30 anos e me aposentei. Gostaria, também, de agradecer e parabenizar todos dirigentes, professores, palestrantes, funcionários, inclusive os técnicos responsáveis pela filmagem dos vídeos, pela compreensão, delicadeza, empenho e tolerância durante todo o processo. Parabéns para todos. Obrigado.

Prof Valdeci-h150Prof. José Valdeci Biserra

vbiserra@uol.com.br