Grenoble, uma apaixonante cidade francesa
Há muito anos o Governo Francês tem como tradição incentivar a difusão da língua francesa no mundo, sendo as Alianças Francesas, um desses pilares. Suas embaixadas e consulados também oferecem cursos de formação para professores de francês língua estrangeira (FLE) e segunda língua (FLS) do mundo inteiro, tanto através de programas de formação na França durante o verão, quanto financiando a vinda de formadores para difusão de sua língua e civilização.
No Brasil, com a criação do projeto Ciências sem Fronteiras, a França intensificou este investimento. Em julho de 2012, por conta de um convênio UFC-SCAC Recife, tive a oportunidade de participar de um curso de formação pedagógica de professores de FLE.
A cidade escolhida foi Grenoble, no sudeste da França, próxima de Lyon. Grenoble é a capital dos alpes franceses e já foi cidade sede dos Jogos Olímpicos de inverno em 1968.
Todos os anos, a cidade recebe muitos alunos estrangeiros que buscam formação em uma de suas três universidades, a saber :
- Université Joseph Fourier - UJF (ciências, técnica, geografia, medicina, engenharia e farmácia) – Grenoble I.
- Université Pierre Mendès-France - UPMF (ciências sociais e humanas) – Grenoble II.
- Université Stendhal (línguas, letras, linguagem e comunicação) – Grenoble III.
Considerada um dos maiores centros universitários da França, Grenoble conta com aproximadamente 60.000 estudantes.
O estágio de formação que cursei é coordenado pelo CUEF, Centro de Línguas da Universidade Stendhal. Eleoferece em torno de quinze cursos com duração de duas semanas, além de conferências e apresentações das editoras de livros de FLE. No entanto, devemos escolher somente três. Como meu objetivo era a criação e gestão de cursos à distância e/ou semi presenciais, escolhi os seguintes temas :
- Avaliação do ensino e aprendizagem;
-TICE : ferramentas multimídia on-line a serviço do professor;
- TICE : utilização do TBI (quadro branco interativo) em cursos de FLE.
Com carga horária de quase 50 horas, as aulas acontecem no período da manhã (dois ateliers) e da tarde (um atelier), de segunda à sexta. Devo dizer que a qualidade da formação é excelente e os professores extremamente acolhedores e motivados.
Foi minha segunda experiência na cidade (a primeira foi 2002) e com certeza, devo retornar mais vezes, seja como estudante ou turista. Além de conceituada formação universitária, Grenoble nos presenteia com uma geografia riquíssima em montanhas e outras belezas naturais. No mais, a cidade oferece uma ótima infraestrutura: residências universitárias (públicas e particulares, sendo uma delas totalmente adaptada à portadores de necessidades especiais, garantindo total autonomia), restaurantes, supermercados, museus e vida cultural intensa .
Grenoble se apresenta como um excelente destino para quem busca formação de qualidade aliada à segurança e ao conforto de uma cidade cosmopolita.
Profa. Gleyda Lúcia Cordeiro Costa Aragão
Casa de Cultura Francesa
gleydacordeira@gmail.com